top of page
Buscar

CNI leva pleito do SIMDE sobre Fundo Garantidor de Exportações ao Ministro da Economia


O SIMDE esteve presente na 9ª reunião do Conselho Temático da Indústria de Defesa e de Segurança – CONDEFESA da CNI que contou com uma exposição do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes e do Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut. Na abertura, feita pelo Vice-Presidente da CNI e Presidente do CONDEFESA, Glauco José Corte, o SIMDE foi citado em sua fala sobre o Fundo Garantidor de Exportações: “Informo que o Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, com o apoio do fórum de competitividade das exportações, do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa - SIMDE, da Avibras e da Embraer, manteve entendimento com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o orçamento do Fundo de Garantia e Exportação, o qual, por insuficiência, corria o risco de obstruir a construção de novas coberturas e de reduzir a exportação de alto valor agregado com reflexos negativos no emprego de renda. Esses entendimentos resultaram em informação do Ministro Paulo Guedes e não faltarão recursos para este programa, que é uma boa notícia que transmito a todos”. Na fase de debates, o SIMDE perguntou ao Ministro sobre articulação com o MD para definição e investimento em tecnologias disruptivas ligadas aos projetos estratégicos das Forças Armadas. O Ministro agradeceu a pergunta e afirmou: “pretendo restituir uma ideia que eu lancei em 2019, que era justamente um esforço para tecnologias estratégicas, para que nós fizéssemos um sistema de tecnologias estratégicas, que inclui principalmente o desenvolvimento de sistemas avançados de Defesa”. Além da apresentação Ministro Marcos Pontes tivemos o lançamento de um curso de Economia de Defesa realizado em conjunto pela CNI e o MD por parte do Secretário de Produtos de Defesa Marcos Degaut.


Busca de sinergias com a Índia – As empresas associadas ao SIMDE participaram de uma reunião com o Sindicato da Indústria de Defesa da Índia, onde puderam fazer breves apresentações de suas empresas e principais produtos com intermediação do IBREI (Instituto Brasileiro de Relações Empresariais Internacionais).




Grupos de trabalho da CNI – O SIMDE participou da reunião do Grupo de Trabalho da Comissão de Tecnologia e Previsibilidade Orçamentária do CONDEFESA da CNI.



Diálogo Brasil-Espanha – Empresas associadas ao SIMDE puderam fazer exposições na 3ª reunião do GTBCID III junto com empresas da Espanha para expor as respectivas capacidades industriais, seu produto principal e portfolio e avaliar a possibilidade de estabelecer vias de cooperação com as demais empresas participantes.

65 visualizações0 comentário
bottom of page