top of page
Buscar

Comitê Aeroespacial do SIMDE debate oportunidades no setor de Espaço.


Da esquerda para a direita: Carlos Erane de Aguiar, Brigadeiro Paulo Vasconcellos, Major Engenheira Cristiane Pagliuco e Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque.


O SIMDE realizou nesta quinta-feira (05 de novembro) reunião virtual do Comitê Aeroespacial "Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho" com o objetivo de debater temas

de interesse da Base Industrial de Defesa e conhecer as iniciativas e caminhos futuros do setor aeroespacial. Na oportunidade foi assinado também um Acordo de Cooperação Institucional entre o SIMDE e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais.

Dr. Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do Sindicato, abriu a reunião falando sobre o

inicio do comitê, em 2019 e sobre a proveitosa visita ao Centro de Lançamento de Alcântara realizada em março de 2020 com algumas empresas associadas, deputados e

senadores. Enfatizou que "...a perseverança e a proposição são elementos chave e que, ao

invés de lamentar a ausência de estabilidade orçamentária e isonomia tributária, a BID tem batalhado para buscar alternativas para o fortalecimento setorial". Finalizou saudando o IBREI e o Acordo de Cooperação assinado entre as instituições, que visa melhorar o ambiente de negócios para as empresas associadas.

Maurício Prazsk, Presidente do IBREI, destacou o quão benéfico será o acordo para a indústria, além de poder trazer grandes frutos para as empresas do setor aeroespacial, abrindo um leque de oportunidades.

A reunião contou com a apresentações do Brigadeiro Paulo Vasconcellos, Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira (AEB); da Major Engenheira Cristiane Pagliuco, Chefe da Divisão de Propulsão do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço); e do Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, do Centro Espacial ITA (CEI). Quem quiser ter acesso às apresentações deve enviar e-mail para bruna@simde.org.br. Encerrada as apresentações, abriu-se espaço para perguntas e explanações dos presentes, ficando muito claro o interesse nas oportunidades que podem ser abertas na área e para as quais o Comitê estará direcionado.

O Vice-Presidente de Relações Institucionais, Brigadeiro Nilson Carminati, encerrou a videoconferência agradecendo a participação das autoridades e das empresas associadas, destacando o sucesso do evento. O SIMDE foi representado também pelo Vice-Presidente Executivo, José Cláudio Manesco, que atuou como moderador.

Pela coordenação do comitê - a cargo do Segundo Vice-Presidente do SIMOE, Paulo Franklin - Eduardo Leonetti, Relações Institucionais da Avibras antecipou que ele funcionará com três GTs: espacial, aeronáutico e de infraestrutura. Em breve será convocada reunião do comitê, na qual serão escolhidos os lideres de cada GT e traçado o cronograma de trabalho.

20 visualizações0 comentário
bottom of page