top of page
Buscar

Diretor-Presidente do SIMDE participa de reunião com Ministro da Infraestrutura



No último dia 13 de abril o Diretor-Presidente do SIMDE – Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Vice-Presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar, participou da reunião na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Feitas. Estavam ainda presentes na reunião, entre outros, o Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e o Senador Romário de Souza Faria.

Entre os diversos assuntos debatidos, coube ao Dr. Carlos Erane levantar um tema relacionado ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e que diz respeito ao Porto do Açu. Discorreu sobre a grande importância do Porto do Açu no contexto do Cluster lembrando que há editais de fornecimento para o Programa de Construção de Navios da Classe Tamandaré e do Navio de Apoio Antártico. “Por estes motivos e em vista desta grandeza, gostaríamos de tratar da possibilidade do Porto do Açu ter ligação com a malha ferroviária”.

Instalado em São João da Barra, no Norte Fluminense, e projetado com base no conceito porto-indústria, o Complexo Portuário do Açu é um dos maiores vetores de desenvolvimento que existem no Estado do RJ e movimenta minério de ferro, petróleo, bauxita, coque e carvão, com capacidade multimodal para containers, rochas, grãos, veículos, derivados de petróleo e cargas em geral. Trata-se do 3º maior terminal de minério de ferro do Brasil, responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo.

13 visualizações0 comentário
bottom of page