Buscar
  • SIMDE

Guarani - SESI Fornecerá Simuladores para nova Geração de Blindados

FIRJAN assina contrato histórico para Base Industrial de Defesa

A FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e o Exército Brasileiro firmaram contrato nesta terça-feira, dia 17 de novembro, que representa um marco para a indústria nacional de defesa: a partir de agora, o Instituto SENAI de Tecnologia passa a fornecer os simuladores de procedimentos de motoristas para a Viatura Guarani. Trata-se da nova família de viaturas blindadas de combate, desenvolvida pelo departamento de ciência e tecnologia do Exército.


“Estamos conseguindo expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização”, disse, em seu discurso, o segundo vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane de Aguiar, que preside também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE)


O Instituto SENAI já tem, junto à Marinha, a responsabilidade de atualizar o sistema de controle e movimentação do simulador de imersão – classe Tupi - do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro. Agora amplia suas atividades para o âmbito do Exército. Ele vai cuidar do pacote de dados técnicos e manuais, comissionamento, cursos de operação e manutenção e suporte técnico-logístico, contribuindo com a geração de capital intelectual para formação e pesquisa na área de simulação de ambas as instituições, bem como com o preparo da força terrestre.


O acordo celebrado nesta terça-feira faz da FIRJAN um parceiro preferencial nos assuntos relacionados a Defesa e Segurança e referência nacional para contratos de tecnologia junto às Forças Armadas. Com isso, a Base Industrial de Defesa passa a contar com mais um elo do ciclo de vida de sistemas de defesa complexos: a capacidade tecnológica para prover simuladores estimula a aquisição no país de sistemas complexos de defesa, na medida que a proximidade geográfica promove sinergia entre as diversas empresas, que passam a cooperar com mais eficiência e eficácia.


“Estamos conseguindo expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização”, disse, em seu discurso, o segundo vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane de Aguiar, que preside também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE), filiado à entidade. “A FIRJAN cumpre assim plenamente seus objetivos: apoia a indústria, inova com tecnologia e fornece soluções às Forças Armadas”, complementou.


O acordo foi assinado por Carlos Erane e o general de brigada Tales Vilela, diretor da Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro (órgão do Ministério da Defesa) em cerimônia presencial realizada na Firjan, no Centro do Rio de Janeiro.


Créditos: DefesaNet https://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/38791/Guarani---SESI-Fornecera-Simuladores-para-nova-Geracao-de-Blindados/

6 visualizações

Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 3421

Cj. 613 e 614 - Jardim Paulista

01401-001 São Paulo - SP

(11) 2935-0510

simde@simde.org.br

  • Ícone do Linkedin Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
Associe-se!