top of page
Buscar

Inmetro elabora programa de acreditação para avaliação de produtos controlados pelo Exército

Instituto está montando equipes de avaliadores capacitados na área para acreditar laboratórios e empresas.


Publicado em15/01/2021 15h09



Ainda neste mês, o Inmetro pretende anunciar a acreditação de empresas e laboratórios candidatos a se tornarem organismos de avaliação da conformidade (OAC) para produtos controlados pelo Exército (PCE), como armas, explosivos, fogos de artifício, coletes e munições, entre outros.


O Instituto está negociando com profissionais especializados em PCE, basicamente oficiais da Reserva indicados pelo próprio Exército Brasileiro, para formar equipes de avaliadores para cada produto.


“Os critérios para o programa foram estabelecidos pelo Exército. Após a publicação da portaria pelo Exército, temos recebido muita demanda de empresas e laboratórios interessados em se tornar organismos acreditados e outras de organismo já acreditados querendo expandir sua atuação”, revela Andréa Melo, coordenadora do programa.


Os organismos acreditados serão responsáveis por avaliar os produtos e emitir os certificados de conformidade. Após obter a acreditação do Inmetro, os OACs deverão requerer a designação pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (DFPC), como forma de pactuar as obrigações e responsabilidades.


10 visualizações0 comentário
bottom of page