top of page
Buscar

Lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista pela Economia da Defesa e Segurança Nacional



Nesta sexta-feira (11/12), foi realizado o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista pela Economia da Defesa e Segurança Nacional, sob a liderança do Deputado Federal Luis Philippe de Orléans e Bragança. O Deputado abriu os trabalhos esclarecendo que a partir deste lançamento serão colhidas as assinaturas e será seguido todo o rito necessário de acordo com as normas da Câmara do Senado. A seguir esclareceu que a iniciativa partiu de uma demanda externa, referindo-se à proposição do Dr. Carlos Erane de Aguiar, Vice-Presidente da Firjan, Diretor-Presidente do SIMDE e Diretor Titular do Deseg da Fiesp, que culminou no último dia 16 de outubro numa reunião em São Paulo para um pré-lançamento desta Frente Parlamentar.

Para o Deputado Federal Luis Philippe de Orléans e Bragança o Brasil é um país único, com diversidade comercial e industrial, sendo uma das principais economias do hemisfério sul, e com uma defesa extremamente forte. “No século 21, os desafios da defesa não são somente os 3 desafios tradicionais (mar, ar e terra), mas também os desafios cibernéticos, aeroespaciais e em avanços tecnológicos. A Frente Parlamentar vem com a missão de representar esses interesses da indústria de defesa. ”

A seguir foi aberta a palavra para o Vice-Presidente da Frente, o Deputado Federal Eduardo Cury que destacou que a indústria de defesa é um segmento muito especializado, que levou vários anos para ser construída, e que o setor deve ser continuamente incentivado para que sempre haja desenvolvimento tecnológico.

O SIMDE foi representado pelo Vice-Presidente Executivo, José Claudio Manesco, que se pronunciou em nome do Diretor-Presidente, Carlos Erane de Aguiar. Em seu pronunciamento afirmou que “essa Frente Parlamentar representa mais um passo para dialogar com a sociedade sobre a problemática enfrentada pela BID por conta das assimetrias normativas, regulatórias e tributárias existentes no setor, resultando na “preferência” de aquisição de produtos de empresas estrangeiras, em detrimento da Base industrial de Defesa e Segurança do Brasil (...) Temos travado essa luta lado a lado com o Ministério da Defesa, a quem rendemos nossas homenagens, em reconhecimento ao trabalho de uma equipe que tem demonstrado profundo conhecimento dos problemas setoriais e se empenhado para resolvê-los ou, ao menos, mitigá-los”.

O Vice-Presidente Executivo salientou que BID é um patrimônio do povo brasileiro, e que precisa ser tratado com políticas de estado. “Nunca é demais lembrar que em todos os momentos decisivos da história, apenas os países que puderam contar com capacidade industrial nacional em termos estratégicos puderam vencer suas dificuldades”, destacou. O representante do SIMDE finalizou dizendo que é preciso unir os esforços de todos os stakeholders envolvidos para “sensibilizar a sociedade em relação a adoção de medidas, a exemplo do Projeto de Lei Complementar 244/2020 de autoria do deputado federal Luis Philippe de Orléans e Bragança, que visam fortalecer essa estratégica área, essencial para o desenvolvimento do País. ”

A Frente tem a seguinte composição na sua diretoria: Dep. Luiz Philippe de Orleans e Bragança (Presidente), Dep. Eduardo Cury (1º Vice-Presidente) e Dep. Caroline de Toni (2º Vice-Presidente). Como coordenadores temáticos: Dep. Paulo Eduardo Martins (Ampla Economia do setor), Dep. Alexis Fonteyne (Inovação e Desenvolvimento tecnológicos), Dep. Luiz Philippe (Relações Exteriores – Importação/Exportação) e Dep. General Girão (Plano Nacional de Defesa/Estratégia Nacional de Defesa).

149 visualizações0 comentário
bottom of page