top of page
Buscar

Ministro da Defesa recebe Prêmio Mursa e destaca papel do SIMDE no combate à COVID 19


A 3ª edição do Prêmio “General Joaquim de Sousa Mursa” foi realizada de forma presencial e com transmissão simultânea pelo Canal do SIMDE, nesta quinta-feira, 18 de março, na Escola de Guerra Naval do Rio de Janeiro (com a adoção de rígido protocolo de segurança pela EGN) e contou com as ilustres presenças, entre outros, do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, do Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, do Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, do primeiro vice-presidente do SIMDE, Brigadeiro Wilson José Romão e do homenageado, o Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva. O evento foi transmitido ao vivo para a Base Industrial de Defesa acompanhar a cerimônia.


Criada na gestão do Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar, a premiação leva o nome do General Joaquim de Sousa Mursa, personalidade que deu impulso à indústria siderúrgica e de defesa nacional, e homenageia as personalidades governamentais e empresariais que se destacam na luta pelo desenvolvimento da Base Industrial de Defesa do Brasil.


O Diretor-Presidente do SIMDE abriu a solenidade destacando que a finalidade da premiação não é apenas manter a memória do General Mursa, mas também deixar na memória a trajetória e os feitos de muitas pessoas que, na maioria das vezes silenciosamente, tem impacto positivo profundo na indústria de defesa. Ao se referir ao homenageado, Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ressaltou sua brilhante atuação à frente do setor de defesa nacional sobretudo no campo da promoção comercial para incrementar nossas exportações e a coordenação com o setor privado em ações que culminaram na reconversão de diversas linhas de produção para atender as necessidades do país desde o início da pandemia, incluindo a oferta respiradores, máscaras, manutenção de equipamentos hospitalares, álcool gel e outros.


A seguir, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, registrou a satisfação por estar presente numa solenidade do SIMDE e da estratégica indústria de Defesa do Brasil, sobretudo ao homenagear o General Fernando, a quem atribuiu a condição de grande carioca e um dos responsáveis pelo sucesso das Olimpíadas do Rio em 2016, na época em que era prefeito da cidade.


O Ministro da Defesa agradeceu ao Diretor-Presidente e ao SIMDE pelo prestígio, destacando a posição estratégica da BID no país e nas Forças Armadas, tanto para o mercado interno quanto externo, citando como exemplo o recorde de exportações atingido em 2019. Enfatizou ainda a importante parceria das Forças Armadas com a Base Industrial de Defesa, coordenada pelo SIMDE, nas ações de combate à Covid 19.


A transmissão está disponível no canal do SIMDE no youtube, através no link: https://www.youtube.com/watch?v=a5mB7QIlc_w




“Nosso homenageado, Ministro Fernando, tem destacada atuação na promoção comercial da Base Industrial de Defesa no exterior, tendo arregimentado um time ímpar de profissionais civis e militares, que acompanham de perto o esforço exportador nacional. A internacionalização da Base Industrial de Defesa é temática sofisticada, tratada em nível geopolítico pelas nações, e vemos total aderência do Ministério da Defesa a este conceito.”

Carlos Erane de Aguiar – Diretor-Presidente do SIMDE


“É uma honra estar presente nesta homenagem ao General Fernando Azevedo e Silva, prestado pelo SIMDE em nome da Base Industrial de Defesa que joga um papel fundamental na inserção do Brasil na geopolítica internacional. Fica aqui o meu agradecimento pela oportunidade de poder dar o meu depoimento a este grande brasileiro, grande carioca e querido amigo que é o General Fernando”.

Eduardo Paes – Prefeito da cidade do Rio de Janeiro


"Gostaria de destacar a minha preocupação com a BID, assim como a do Dr. Carlos Erane que conduz muito bem o nosso SIMDE com resultados expressivos. Eu me preocupo muito com a Base Industrial de Defesa porque ela é estratégica e leva consigo 1,3 milhão de empregados de forma direta e indireta, é responsável por 4% do nosso PIB, isso é muito bom para o país."

Fernando Azevedo e Silva – Ministro de Estado da Defesa

49 visualizações0 comentário
bottom of page