top of page
Buscar

SIMDE apoia CSTM


A Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar – CSTM chega à sua 10ª edição no momento em que a pandemia da covid-19 lembrou ao mundo a sua fragilidade e demonstrou os riscos inerentes aos altos níveis de interdependência. Nos próximos anos e décadas, o mundo enfrentará momentos de incertezas e de desafios crescentes gerados pela confluência de várias transformações globais simultâneas, intensas e exponenciais, com reflexos para a Defesa Nacional: estamos imersos na maior transformação científica e tecnológica da história da humanidade; assistimos a evolução do atual modelo unipolar, dominado por uma única superpotência, para uma ordem multipolar, com a consequente repartição do poder; o surgimento de novos atores no cenário internacional, econômico, científico e tecnológico; a transformação do atual modelo energético; e novas crises financeiras. Tudo isso, em um planeta estressado por um aumento exponencial de sua população e submetido à mudanças climáticas, cujas causas e efeitos ainda não compreendemos em sua totalidade.

Neste cenário desafiador que estamos vivenciamos desde o início da pandemia, a Base Industrial de Defesa (BID) deu mostras de sua resiliência e capacidade de inovação, cooperando com o esforço do País em oferecer produtos e serviços para atender as demandas governamentais no combate à covid-19. A coordenação exercida pelo Ministério da Defesa permitiu a reconversão de linhas de produção da indústria e centenas de empresas passaram a fornecer insumos – considerados essenciais – ao enfrentamento do vírus.

A par desse esforço, a BID, desde o ano de 2019, vem dando mostras de seu crescimento e pujança através de sua participação ativa nos projetos de reaparelhamento das nossas Forças Armadas, oferecendo produtos que conferem ao Brasil autonomia estratégica e tecnológica, e na geração de empregos e participação nas exportações.

Essa indústria, juntamente com a da segurança pública e da cyber segurança mais uma vez se reúnem na cidade de Brasília, no período de 23 a 26 de novembro, para apresentar no centro do poder político-administrativo o que há de melhor no setor em termos de produtos de alta tecnologia. Em 2021, a CSTM é o único evento internacional realizado no Brasil a ter a participação da indústria global de defesa. A CSTM conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa e a aliança estratégica com o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE).

A aliança estratégica com o SIMDE reforça os laços da CSTM e esta entidade com o compromisso de promover a indústria de defesa e segurança junto à sociedade brasileira e a administração pública do País, de modo a realçar sua importância e seu papel impulsionador e dinamizador na economia como um todo, ao participar do trabalho com tecnologias que conferem uma vantagem competitiva à toda a indústria brasileira, bem como promover ações que estimulem o desenvolvimento constante e contínuo da pesquisa e investimento para que o Brasil conte com uma indústria de defesa forte, extensa, diversificada, inovadora e competitiva, reconhecida internacionalmente por seus pontos fortes. Uma indústria aberta a atrair tecnologias avançadas e investimentos estrangeiros, que busca desenvolver e aprimorar o mercado interno e as oportunidades de exportação.

Além de servir como uma vitrine da tecnologia para um público qualificado, onde equipamentos e sistemas são expostos em tamanho real, a programação da CSTM oferece demonstrações ao vivo e uma ampla agenda de palestras que possibilitam uma reflexão aprofundada sobre as questões de defesa e segurança no Brasil, com uma variedade de temas não só técnicos, mas também econômicos, geopolíticos e jurídicos. Um dos destaques será abordado no painel sobre potencialidades da Base Industrial da Defesa Brasileira, voltado para o corpo diplomático, com vistas ao estímulo às exportações. Serão também discutidos assuntos como Amazônia, blockchain, cyber segurança, viaturas blindadas, computação quântica, 5G, inteligência artificial, simulação e treinamento, comando e controle, satélites, Lei Geral de Proteção de Dados, sistemas anti-drone, dentre outros.

A CSTM tem se mantido como um evento essencial, possuindo um ambiente dedicado aos negócios que oferece acesso às redes nacionais e internacionais necessárias para o estabelecimento de parcerias e a promoção de intercâmbios com os maiores “players” do setor.


Matéria publicada na revista Tecnologia & Defesa

59 visualizações0 comentário
bottom of page