No dia 4 de dezembro de 2024, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, foi palco da cerimônia militar em celebração ao Dia do Marinheiro. O evento, promovido pela Marinha do Brasil, contou com a presença de autoridades civis e militares, destacando-se pela imposição da Medalha Mérito Tamandaré a pessoas e instituições que se sobressaíram em ações de apoio à Marinha e aos interesses nacionais. O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), esteve presente, sendo representado por seu Vice-presidente Executivo, José Cláudio Manesco.
A celebração foi marcada por discursos inspiradores e pelo fortalecimento dos laços institucionais entre as Forças Armadas, o setor produtivo e a sociedade civil.
“Do mar viemos e dele dependemos. A assertiva temporal remete à origem e destino de nações cuja vocação marítima determina seus desígnios. Fulcro de descobertas e epopeias que moldaram civilizações, o mar, fator diferenciador no processo de evolução da humanidade, possibilitou aos países a consolidação de progresso, prosperidade e projeção de influência político-estratégica.
Para o Brasil não se delineou de forma distinta. Desvelado pelas grandes navegações, mantém vínculo que transcende o aspecto geográfico, integra, sobretudo, a identidade de uma nação intimamente vocacionada às coisas do mar. As águas que o abarcam figuram berço da história e fonte inesgotável de recursos vitais à pujança econômica, ademais, despontam como vetor de aspirações estratégicas”, afirmou o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha do Brasil.
Entre os agraciados, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) foi uma das instituições homenageadas, evidenciando seu papel de destaque no fortalecimento da economia e do setor industrial estratégico para o Brasil.
A Medalha Mérito Tamandaré é uma honraria concedida pela Marinha a personalidades e organizações que contribuem significativamente para a difusão dos valores marítimos, da cultura naval e para o desenvolvimento nacional. A cerimônia ressaltou o compromisso da Marinha com a valorização de parcerias e iniciativas que promovam o progresso do país.
Além do caráter solene, o evento simbolizou o reconhecimento público a todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, apoiam a missão da Marinha de proteger a soberania nacional e promover a segurança nos mares.
Comentarios