top of page
Buscar

Coordenador do Comitê de Ciência e Tecnologia do SIMDE é indicado para Conselho do Fórum Econômico Mundial


Humberto Ribeiro, diretor da AWARE, Coordenador de Inovação do SIMDE e Diretor do DESEG/FIESP
Humberto Ribeiro, diretor da AWARE, Coordenador de Inovação do SIMDE e Diretor do DESEG/FIESP

No dia 6 de março, o professor e empresário Humberto Luiz Ribeiro, Coordenador do Comitê de Ciência e Tecnologia do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), foi indicado para integrar o Conselho do Futuro Global de Cibersegurança do Fórum Econômico Mundial. A nomeação reforça sua atuação de destaque no setor e amplia a presença do Brasil nas discussões estratégicas sobre segurança digital em nível global.

 

O Conselho do Futuro Global de Cibersegurança é composto por 19 especialistas internacionais e tem a missão de desenvolver respostas inovadoras para os desafios cibernéticos da atualidade. O grupo atuará na formulação de estratégias para garantir a resiliência digital global, abordando temas como inteligência artificial, computação quântica e o avanço das ameaças cibernéticas.

 

Com vasta experiência na área, Ribeiro coordena o CIBERLAB, além de manter colaborações com instituições como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Dom Cabral. Ele também participa do desenvolvimento de soluções voltadas para a segurança digital de empresas e órgãos estratégicos no Brasil.


Entre os membros, estão representantes de instituições renomadas como as Universidades de Oxford, Berkeley, IMD e Abu Dhabi, além de executivos que ocupam posições-chave na segurança cibernética de grandes empresas e órgãos internacionais, como UBS, Schneider Electric e Dubai Security. Também integram o grupo a Sra. Kemba Walden, ex-Diretora Nacional de Cibernética do Governo Norte-Americano (Casa Branca), e a Sra. Cristina Camacho-Terán, Presidenta do Board da Cyber Expertise Foundation do Equador, bem como experts líderes oriundos da África do Sul, Canadá, Cingapura, França, Ghana, Israel, Nigéria, Holanda (Países Baixos), Reino Unido e Turquia, ampliando o peso da iniciativa na definição das diretrizes para um ambiente digital mais seguro no planeta.

 

Embora o Brasil ainda enfrente desafios em relação à cibersegurança, tanto no setor público quanto no privado, a escolha de Humberto Ribeiro para integrar o Conselho destaca a excelência dos centros brasileiros de classe mundial no tema e reforça a importância crítica desse campo nas atividades humanas contemporâneas.

 
 
 

Comments


bottom of page