Buscar

Firjan e Cluster Naval do RJ realizam seminário sobre Energia





Nesta segunda-feira, 30 de maio, a Firjan e o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro realizaram um seminário com o tema “Energia – Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades”, com o objetivo de debater de forma ampla e qualificada os desafios do desenvolvimento da produção de energia no Brasil.

A abertura foi realizada pelo Vice-Presidente da Firjan e Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar que destacou a natureza estratégica do tema, pontuando que o Brasil é, por vocação, o país da energia renovável e limpa. Carlos Erane destacou ainda que este seminário foi possível graças à importância dos convidados e do ambiente de ampla cooperação e livre circulação de ideias promovido pelo Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da Firjan em conjunto com o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa, filiado à Firjan.

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da abertura do evento e ressaltou que, no Brasil, a geração de energia limpa não é apenas um discurso e sim uma realidade.

O evento teve cerca de 7 horas de duração com 9 palestrantes diferentes para discorrer sobre o planejamento para o futuro da energia, óleo, gás e biocombustíveis, biomassa, o balanço da energia no estado do Rio de Janeiro, energia eólica, energia solar e energia nuclear.

No último dia 18 de maio o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa realizou Assembleia Geral Extraordinária aberta à sociedade para formalizar a inclusão de 3 setores inorganizados em sua base de representações, entre eles o setor de Energia Nuclear.

Entre os palestrantes estiveram o Secretário de Planejamento e desenvolvimento Energético do MME, Paulo Cesar, o Diretor Geral da ANP, Rodolfo Saboia, a Diretora de Petróleo e Gás de Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges Esteves, o Subsecretário de Óleo e Gás do Estado do Rio de Janeiro, Daniel Lamassa, o Diretor Técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica, Sandro Yamamoto, o 1º Vice-Presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Márcio Trannin, o Diretor da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e os palestrantes associados ao SIMDE, Celso Cunha, Diretor da ABDAN e Antonio Carlos Soares Guerreiro, Diretor-Presidente da AMAZUL.

2 visualizações0 comentário