A Firjan SENAI marcou presença na 8ª edição da Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa, consolidada como uma das agendas mais importantes do setor de defesa no país. Realizada entre os dias 3 e 5/12, em Brasília, a abertura do evento contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.
Após a cerimônia de abertura, o ministro visitou o espaço da Firjan SENAI na mostra e foi recebido pelo vice-presidente da Firjan CIRJ e Diretor do SIMDE, Carlos Frederico Aguiar.
José Múcio demonstrou grande interesse nos projetos tecnológicos apresentados a ele pelos representantes da Rede de Institutos de Tecnologia e Inovação da Firjan SENAI SESI. Entre os destaques, estavam os simuladores do Submarino Tupi e os procedimentos de motorista do veículo blindado Guarani, que são parte das inovações voltadas para a defesa nacional. Além disso, outro tema que captou a atenção do ministro foi o avanço no desenvolvimento de membranas absorvedoras de radiação eletromagnética, uma tecnologia crucial para a redução da visibilidade de objetos em radares, contribuindo para a melhoria do sigilo para defesa e segurança das operações militares.
“Enfatizamos a relevância da parceria entre a Firjan e as Forças Armadas Brasileiras, demonstrando como o setor industrial e o Sistema S podem colaborar de forma estratégica para atender às necessidades de defesa e segurança do país. Esses projetos ressaltam a importância da integração entre a indústria e o Sistema S, não apenas para atender às necessidades operacionais, mas também para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a autonomia da defesa nacional. Além disso, o papel do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), na coordenação dessas iniciativas e no fortalecimento da Base Industrial de Defesa foi corretamente destacado como um pilar estratégico para a segurança do Brasil”, ressaltou Carlos Frederico Queiroz Aguiar.
O evento reuniu as principais empresas nacionais da indústria de defesa, diversas Associadas ao SIMDE (confirma a lista de empresas participantes aqui) com foco em inovações tecnológicas e soluções voltadas à segurança e defesa nacional. "A participação dos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação da Firjan SENAI SESI na Mostra BID reflete o compromisso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para o setor de defesa. Este setor não apenas impulsiona a inovação e a criação de tecnologias de ponta, como também tem um impacto direto na evolução de toda a indústria nacional e no bem-estar da sociedade”, disse Paulo Roberto Furio, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Firjan SENAI SESI.
Fonte: FIRJAN
Link para a matéria completa - https://bit.ly/41jZpzF
Comentários