Nas últimas quarta e quinta-feira, FIESP e SIMDE sediaram o 2º encontro dos Secretários de Segurança Pública (SULMaSSP), que reuniu representantes dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O evento teve como objetivo fortalecer a cooperação no combate aos crimes nas fronteiras desses estados. Durante dois dias, as secretarias e representantes das forças de segurança trabalharam em conjunto para compartilhar informações e estratégias de combate ao crime organizado.
Na oportunidade o Simde, juntamente com o Deseg da Fiesp, se fez presente por meio de apresentação do seu Conselheiro Consultivo e diretor do Deseg – Carlos Frederico de Aguiar que discorreu sobre a questão tributária com o apoio do escritório Barral Parente Pinheiro. Nesta apresentação (link anexo) propôs medidas como incentivos à exportação, subvenções econômicas, regime tributário especial e reforma tributária. Defendeu uma reforma tributária que busque equilibrar a carga tributária entre produtos nacionais e importados adquiridos pelos entes federativos, visando fortalecer a indústria nacional de defesa, gerar empregos e reduzir a dependência do mercado internacional."
O encontro resultou em importantes propostas para o combate ao crime organizado. Entre elas está a alteração da Lei 7560/86 (FUNAD), visando repassar de 50 a 70% dos recursos apreendidos derivados do crime organizado, especialmente o tráfico de drogas, para os estados. A proposta sugere que o repasse seja feito fundo a fundo, com o objetivo de aprimorar as ações de combate ao crime.
A mesa principal do evento foi composta por Carlos Erane de Aguiar, Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) e diretor-presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), Guilherme Muraro Derrite, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dagmar Oswaldo Cupaiolo, Vice-Presidente da FIESP e Diretor Titular Adjunto do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG), Hudson Leôncio Teixeira, Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, Secretário de Estado de Santa Catarina, e Sandro Caron de Moraes, Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, do ministro do TCU, Augusto Nardes e do Senador Sérgio Moro.
O evento foi encerrado pelo Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, representando o governador Tarcísio de Freitas. A participação do SIMDE, representado por seu Diretor-Presidente, Carlos Erane de Aguiar, evidencia o compromisso do sindicato em contribuir para a segurança pública e o combate ao crime organizado. Ressalte-se também a presença das autoridades dos estados envolvidos, das polícias Técnico-Científicas, dos secretários da Administração Penitenciária e também de membros do legislativo federal e estaduais.
A parceria estabelecida entre os estados por meio do SULMaSSP permitirá o intercâmbio de dados e conhecimentos relacionados à inteligência policial, cooperação tecnológica e estruturação de operações conjuntas entre as polícias. Essas medidas serão facilitadas com a criação de um canal permanente de comunicação entre os estados.
Acesse a apresentação sobre a questão tributária clicando aqui ou escaneando o QR Code ao lado.
Comments