top of page
Buscar

SIMDE e DESEG recebem Diretor-Geral de Material da Marinha para Reunião Plenária Conjunta


Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do SIMDE e Diretor-Titular do DESEG


O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e o Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG) receberam, nesta quinta-feira (14/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral de Material da Marinha, para uma Reunião Plenária Conjunta. Participaram também o Sr. Carlos Alberto Rolim Zarattini, Deputado Federal, Elias Ramos De Souza, Diretor de Inovação da FINEP, Major Brigadeiro do Ar Macedo, Tenente Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, General Amin, Almirante de Esquadra Rabello, Vice Almirante Trovão e o Contra Almirante Borges.

 

Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do SIMDE e Diretor-Titular do DESEG, iniciou a reunião realçando as funções do DESEG e do SIMDE para evidenciar como a interdependência do sindicato patronal e da federação de indústrias culmina na maximização de esforços em favor da Defesa Nacional, visando uma união geral em prol da Base Industrial de Defesa. Pontuou também que o sistema bancário nacional precisa ser convencido de que a BID não é uma indústria de guerra, mas sim de defesa.



Da esquerda para direita: Elias Ramos de Souza, MB do Ar Macedo, Carlos Alberto Rolim Zarattini, TB do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Carlos Erane de Aguiar, General Amin, ALTE ESQ Rabello, V ALTE Trovão, C ALTE Borges.

 

Em seguida, o Almirante Edgar realizou uma apresentação sobre a Diretoria Geral de Material da Marinha, contendo uma breve contextualização da Marinha do Brasil, Programas Estratégicos e sobre o Cluster Tecnológico Naval. Após, houve a apresentação de Elias Ramos De Souza, sobre o programa "Mais Inovação Brasil - Soberania e Defesa", em parceria com o Ministério da Defesa, abordando a Subvenção Econômica em Fluxo Contínuo.

 

Essa chamada pública, executada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNFCT, no âmbito da Nova Indústria Brasil, tem como principais objetivos apoiar projetos inovadores, de risco tecnológico e relevantes para a sociedade e para o Estado, com o intuito de alcançar a autonomia em tecnologias estratégicas para soberania em Defesa, buscando, ainda, o fortalecimento da BID, bem como promover parcerias para o desenvolvimento entre Empresas Estratégicas de Defesa (EEDs) e ICTs, visando o desenvolvimento de projetos em rede.

 

Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, Diretor do SIMDE, sugeriu a possibilidade de a FINEP realizar um chamamento para drones de diferentes tipos e aplicações, desde drones de superfície até submarinos e de aviação, não apenas para transporte, mas também para uso em segurança pública. Ressaltou a importância de fornecer recursos não apenas às forças armadas, mas às forças de segurança pública, destacando a interligação da base industrial nesses setores. Por sua vez, Carlos Erane complementou a fala de Frederico, enfatizando a urgência da questão da segurança pública no Brasil e sua relação direta com o desenvolvimento econômico do país.

 

Também estiveram presentes na reunião plenária José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais, Christian Callas, Diretor do SIMDE, Humberto Ribeiro, Coordenador do Comitê de Inovação e Tecnologia do SIMDE, Brigadeiro Wilson Romão, 1º Vice-Presidente do Sindicato, Lucas Oliva Vicente, da ATRASORB, Carlos Alberto Pereira, Diretor da Logitech, e diversos representantes de empresas associadas à Entidade.




67 visualizações0 comentário

留言


bottom of page