top of page
Buscar

SIMDE e DESEG recebem Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha para Reunião Plenária Conjunta



O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e o Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG) receberam, nesta terça-feira (07/05), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, para uma Reunião Plenária Conjunta.

 

Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do SIMDE e Diretor-Titular do DESEG abriu a reunião destacando o lançamento bem-sucedido do Submarino Tonelero como um marco significativo para a Marinha Brasileira e sua relação positiva com a indústria e a sociedade. O foco foi a importância estratégica do Programa Nuclear da Marinha (PNM), iniciado em 1979, que abrange o domínio do ciclo do combustível nuclear e o desenvolvimento de uma planta nuclear embarcada para submarinos, incluindo o Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE). Carlos Erane enfatizou a independência política obtida através desse programa, respaldada pelas vastas reservas de urânio do Brasil, destacando a segurança energética e o potencial de exportação de acordo com a Política Nacional de Energia Nuclear.

 

O Diretor-Presidente do SIMDE também destacou o impacto econômico do PNM na indústria brasileira, envolvendo cerca de 700 empresas e gerando aproximadamente 24 mil empregos diretos relacionados à entrega de 950 mil componentes necessários para a construção do submarino nuclear. Além disso, ressaltou os benefícios do uso dual da energia nuclear em áreas como preservação ambiental, esterilização por radiação, produção agrícola, medicamentos, diagnóstico médico e nanotecnologia. Aguiar enfatizou a importância da expansão do orçamento do Ministério da Defesa para apoiar o desenvolvimento contínuo do programa, alinhado ao apoio do SIMDE e da FIESP à PEC 55/2023, conhecida como PEC da Previsibilidade, visando atender às necessidades das Forças Armadas e da Base Industrial com foco em inovação tecnológica e uso dual de soluções.



Na sequência, o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria realizou uma apresentação sobre a Diretoria Geral de Material da Marinha, contendo uma breve contextualização da Marinha do Brasil. Após isso, a apresentação abordou o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ), cuja missão é “monitorar e proteger, continuamente, as áreas marítimas de interesse e as águas interiores, seus recursos vivos e não vivos, seus portos, embarcações e infraestruturas, em face de ameaças, emergências, desastres ambientais, hostilidades ou ilegalidades, a fim de contribuir para a segurança e a defesa da Amazônia Azul e para o desenvolvimento nacional”.

 

A reunião plenária contou ainda com a participação de Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais, o Brigadeiro José Vagner Vital coordenador do Comitê Aeroespacial do SIMDE e diversos representantes de empresas associadas à Entidade.

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page