top of page
Buscar

SIMDE e FIRJAN recebem Comandante Militar do Leste em reunião conjunta


Da esquerda para direita: Brigadeiro Wilson Romão, 1º Vice-Presidente do SIMDE; Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, Presidente do Conselho de Economia da FIRJAN e Conselheiro do SIMDE; Carlos Erane de Aguiar, Presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da FIRJAN e Diretor-Presidente do SIMDE; General de Exército André Luis Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste; e Marcio Fortes de Almeida, Ex-Ministro.

Nesta terça-feira (29), ocorreu a reunião conjunta entre o Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE). O evento, que ocorreu na sede da FIRJAN, contou com participantes presenciais e virtuais, e abordou tópicos cruciais para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) no estado do Rio de Janeiro.


A abertura do encontro foi realizada pelo Presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da FIRJAN e Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar. Em suas palavras o Dr. Carlos enfatizou o compromisso no desenvolvimento do país por meio de operações de defesa, força terrestre e projetos sociais. Seu discurso ressaltou a colaboração inovadora da FIRJAN com as Forças Armadas, exemplificada pelos avanços notáveis, como o simulador de motorista para o Blindado Guarani e o treinamento com realidade aumentada para o fuzil Imbel A2. Destacou também a importância da indústria de defesa na geração de emprego e renda no país, ressaltando que o setor é responsável por cerca de 4% do PIB e gera aproximadamente 2,9 milhões de empregos.


Durante o evento foi realizada a apresentação do General de Exército André Luis Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste, que compartilhou as ações e projetos em andamento no Comando Militar do Leste e no Exército Brasileiro. O general abordou também as repercussões dessas atividades no desenvolvimento da Base Industrial de Defesa no estado do Rio de Janeiro. A presença de um alto oficial do exército realçou a importância da cooperação entre as instituições armadas e as indústrias de defesa privadas para fortalecer a capacidade de defesa nacional.


Ao final, o encontro permitiu um espaço para perguntas e respostas, onde os participantes puderam esclarecer dúvidas e aprofundar as discussões sobre os temas apresentados. Estiveram presentes o Brigadeiro Wilson Romão, 1º Vice-Presidente do Sindicato, de maneira presencial, José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, e o Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais, que participaram remotamente.




40 visualizações0 comentário
bottom of page