Nesta quarta-feira, 25 de outubro, representantes das associações e federações do setor industrial e de defesa se reuniram na 13ª edição do Fórum da Indústria de Defesa (FID), que ocorreu na sede da Escola Superior de Defesa (ESD), Brasília, para discutir medidas e regulamentos que visam o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID).
Na ocasião, especialistas tanto do setor público quanto do setor privado analisaram a Lei nº 12.598/2012 e a operação da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID), a fim de fortalecer a BID e aprimorar os procedimentos associados.
Durante o evento, foram debatidos diversos temas, incluindo os critérios de classificação de Produtos Estratégicos de Defesa (PED) e os procedimentos para a tramitação e aprovação do Termo de Licitação Especial (TLE). Além disso, foi realizada uma explanação detalhada da Lei n° 12.598/2012, que estabelece normas especiais para compras, contratações e desenvolvimento de produtos e sistemas de defesa. A lei também aborda regras de incentivo para a área estratégica desse segmento, além de painéis opinativos.
Os representantes das diversas entidades participantes contribuíram com suas sugestões para cada um dos três instrumentos debatidos. Essas contribuições serão posteriormente avaliadas em um grupo de trabalho dedicado e, em seguida, discutidas durante a reunião deliberativa da CMID, programada para novembro.
O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve representado por Luis Antônio Duizit Brito, Diretor de Relações Institucionais do SIMDE, clique aqui para acessar as proposições do SIMDE detalhadas no anexo e que oferecem uma visão abrangente das estratégias propostas para fortalecer a indústria de defesa no Brasil. Virtualmente estiveram Luiz Cristiano Vallim Monteiro, Conselheiro e Diretor do SIMDE, e Salesio Nuhs, 2º Vice-Presidente do sindicato e CEO Global da Taurus. A BDS Confecções, empresa associada ao SIMDE esteve representada por Luiz Augusto Barreto Rocha, Diretor-Presidente da entidade. Também esteve presente, representando o DESEG, o Diretor do SIMDE e Coordenador do Comitê de Produtos Controlados do Sindicato, Christian Callas.
Fotos: Moisés Machado
Comments