SIMDE participa da Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, em Brasília
- Luca Henrique
- 3 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jul.

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) marcou presença como expositor na I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, realizada entre os dias 1º e 3 de julho, em Brasília. O evento foi promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), e reuniu autoridades dos Três Poderes, integrantes das forças de segurança de todos os estados brasileiros e representantes de organizações internacionais.
A abertura da conferência, presidida pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do CONSESP, Sandro Avelar, contou com falas de aproximadamente 15 autoridades ligadas às Forças de Segurança Pública, ao Judiciário e à OAB. Também marcaram presença o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Durante a solenidade, foram destacados o apoio institucional do SIMDE e o patrocínio da FIESP à realização do evento.

O encontro foi idealizado para reunir representantes de todas as forças policiais dos 26 estados e do Distrito Federal, além de especialistas, parlamentares, magistrados, membros do Ministério Público e da sociedade civil. Ao longo de três dias, os participantes discutiram propostas concretas para o fortalecimento das políticas públicas de segurança, com destaque para a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública e a tramitação da PEC nº 18/2025, que visa ampliar e reorganizar as competências das forças de segurança no país.
As atividades desta edição tiveram um foco institucional voltado à articulação política e à construção de consensos estratégicos. O tema indústria não foi o centro das discussões, mas a participação do SIMDE e os contatos realizados durante o evento foram fundamentais para manter o setor alinhado às novas diretrizes da segurança pública nacional, afirmou. Diversas câmaras temáticas foram realizadas de forma restrita, apenas com a presença de autoridades, o que reforça o caráter decisório da conferência.
A programação da conferência também incluiu painéis técnicos sobre inteligência integrada, modernização das forças policiais, uso de tecnologias na segurança pública e boas práticas adotadas em diferentes estados. Um dos diferenciais foi a Expo iLab, espaço dedicado à apresentação de soluções inovadoras aplicadas ao setor, reunindo empresas nacionais e internacionais que trabalham com mobilidade tática, vigilância, interoperabilidade e análise de dados em tempo real.
Durante o evento, o Vice-Presidente do SIMDE, Christian Callas, reuniu-se com o Dr. Sandro Avelar, Presidente do CONSESP e organizador da iLab-Segurança 2025, e com o Coronel PM Márcio, representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Na ocasião, ficou prevista uma reunião em até quinze dias para tratar de pautas relacionadas à Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). Ainda no encontro, Christian Callas entregou oficialmente o Anuário 2024 de Mercados Ilícitos Transnacionais. O material apresenta os resultados do monitoramento obtido através de análises de cenários sobre o comércio ilícito, visando elevar o nível da discussão e a compreensão sobre os riscos e respectivas medidas preventivas acerca do tema.

O SIMDE esteve representado por Christian Callas, Vice-Presidente do sindicato, e pelo General Luis Antônio Duizit Brito, Diretor de Relações Institucionais da entidade. Na ocasião, quatro empresas associadas ao SIMDE estiveram presentes como expositoras no evento: Aeromot, Condor, Protecta e Smart Power.
Com a proposta de construir uma agenda nacional de segurança pública, o iLab-Segurança 2025 reforçou a importância do diálogo entre instituições e da construção de políticas públicas baseadas em evidências. A participação do SIMDE, ao lado da FIESP, reafirma o papel estratégico da indústria nacional na construção de soluções tecnológicas e na articulação com os entes públicos para promover um Brasil mais seguro, moderno e preparado para os desafios do futuro.
Comments