Nos dias 17 e 18 de setembro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) realizou o seminário "Espaço em Pauta: Nova Era Espacial – Reflexões sobre Geopolítica e Segurança", na Escola Superior de Defesa, em Brasília. O evento teve como objetivo promover discussões sobre o papel do Programa Espacial Brasileiro no cenário global, com ênfase em exploração espacial, segurança e cooperação internacional. Durante o seminário, foi reforçado o potencial do Brasil como um possível ator de destaque na nova economia espacial.
Na abertura, o ministro do GSI/PR, Antonio Amaro, falou sobre a fascinação humana pelo espaço e a crescente importância das questões espaciais no mundo contemporâneo. O evento também contou com a presença do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. O primeiro dia de discussões abrangeu painéis sobre o Programa Espacial Brasileiro, Geopolítica Espacial e o papel dos Organismos Internacionais. No segundo dia, o foco esteve em temas como Infraestruturas Críticas, Securitização do Espaço e o impacto da Educação como fator geopolítico.
Dentre os participantes, o Brigadeiro José Vagner Vital, Coordenador do Comitê Aeroespacial do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e Diretor da SAIPHER, participou do painel sobre Infraestruturas Críticas e ressaltou a relevância das discussões relacionadas ao domínio espacial. "Debater os sistemas espaciais no contexto das infraestruturas críticas é fundamental para compreendermos a importância do Brasil nesse cenário. A segurança e a soberania do país estão intrinsecamente ligadas ao domínio e ao desenvolvimento dessas tecnologias", afirmou.
O evento contou com o apoio de diversas instituições, incluindo o SIMDE, sendo elas Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE), a Kryptus, a Visiona Tecnologia Espacial, a Saipher, a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), a Força Aérea Brasileira (FAB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade de Brasília (UnB), a Escola Superior de Defesa (ESD), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Também estiveram presentes representantes dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Recentemente, o SIMDE, em parceria com o Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG), realizou o painel "Governança Espacial no Estado de São Paulo". O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), teve como objetivo subsidiar pesquisas acadêmicas sobre governança espacial, com foco nas especificidades do Estado de São Paulo.
Comments