top of page
Buscar

SIMDE participa de Solenidade Militar Alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Atualizado: 25 de out. de 2023


Da esquerda para direita: Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do SIMDE; Tenente-Brigadeiro Veterano Aprigio Eduardo de Moura Azevedo; e Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica.

Nesta segunda-feira (23/10), o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve presente na Solenidade Militar Alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. O SIMDE foi representado pelo Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do sindicato.


A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, e teve como anfitrião o Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional. A solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro, e da Força Aérea Brasileira.


O Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, celebrada anualmente em 23 de outubro, homenageia todos os aviadores, civis e militares, em especial os integrantes da FAB, que atuam no cumprimento da missão institucional de “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.


A data rememora o pioneiro voo do 14-Bis, realizado por Alberto Santos-Dumont. Em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, a aeronave percorreu uma distância de 60 metros em apenas sete segundos, mantendo-se a uma altura de dois metros acima do solo, diante da Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição internacionalmente reconhecida para homologação de feitos notáveis na área da aeronáutica), bem como perante uma plateia de mais de mil espectadores.


48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page