O 3º Seminário de Proteção do Conhecimento para empresas da Base Industrial de Defesa foi realizado no dia 24 de outubro, no Auditório do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo. O evento teve como objetivo abordar temas sensíveis relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de interesse da Defesa e foi coordenado pela Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD/SG-MD), em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
A abertura e as boas-vindas do seminário foram conduzidas por Carlos Erane de Aguiar, Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) e Diretor-Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), que destacou a importância do 3º Seminário de Proteção do Conhecimento Sensível para a Base Industrial de Defesa (BID). Ele enfatizou a relevância do evento para a segurança e o progresso do país, destacando a necessidade de proteger informações sensíveis em um contexto de guerra cibernética e ameaças à segurança nacional. Também ressaltou a colaboração entre o setor público e o privado na abordagem desses desafios, agradeceu a presença do Secretário de Produtos de Defesa e elogiou o papel estratégico do Comandante Militar do Sudeste na realização do seminário.
Carlos Erane de Aguiar concluiu expressando a esperança de que o evento seja um marco na busca pela excelência em segurança e inovação na Base Industrial de Defesa, contribuindo significativamente para o futuro da indústria de defesa do Brasil.
Também participaram da abertura o General de Exército Guido Amin Naves, Comandante Militar do Sudeste, Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa e César Bernardo, Diretor do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC).
O seminário teve como principal foco a disseminação de orientações sobre a proteção do conhecimento sensível para as empresas da Base Industrial de Defesa (BID), bem como buscou aprimorar as estratégias de segurança e a competitividade das indústrias de defesa, desempenhando um papel crucial na preservação de informações estratégicas para o país.
A pauta do evento incluiu a apresentação do Sr. André Nicoletti, que abordou questões relacionadas à espionagem de Estado e espionagem industrial, ressaltando a importância da proteção de informações cruciais para a segurança nacional e a economia do país, compartilhando também informações sobre o Programa Sensores.
Outro ponto importante foi a apresentação do Sr. César Bernardo, Diretor do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC). Esse programa desempenha um papel vital na identificação e proteção de informações sensíveis que podem ser alvos de ameaças internas e externas. Ele também enfatizou a importância da cooperação entre as empresas da BID e as instituições governamentais.
Ao encerrar o seminário, Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa do MD, expressou seus agradecimentos e reforçou a necessidade contínua de proteger o conhecimento sensível e inovar nas estratégias de segurança, promovendo assim o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa.
Também estiveram presentes no seminário José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, e Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Sindicato.
Após o evento, ocorreu uma visita do Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita, ao SENAI de São Caetano. O Vice-Presidente Executivo do SIMDE, José Claudio Manesco esteve presente na visita, acompanhado do Diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI, Maurício Bonabitacola.
Comments