top of page
Buscar

SIMDE presente em 3º Seminário de Proteção do Conhecimento para empresas da BID

Atualizado: 26 de out. de 2023


Carlos Erane de Aguiar, Diretor Titular do DESEG e Diretor-Presidente do SIMDE, e Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa do MD.

O 3º Seminário de Proteção do Conhecimento para empresas da Base Industrial de Defesa foi realizado no dia 24 de outubro, no Auditório do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo. O evento teve como objetivo abordar temas sensíveis relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de interesse da Defesa e foi coordenado pela Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD/SG-MD), em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).


A abertura e as boas-vindas do seminário foram conduzidas por Carlos Erane de Aguiar, Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) e Diretor-Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), que destacou a importância do 3º Seminário de Proteção do Conhecimento Sensível para a Base Industrial de Defesa (BID). Ele enfatizou a relevância do evento para a segurança e o progresso do país, destacando a necessidade de proteger informações sensíveis em um contexto de guerra cibernética e ameaças à segurança nacional. Também ressaltou a colaboração entre o setor público e o privado na abordagem desses desafios, agradeceu a presença do Secretário de Produtos de Defesa e elogiou o papel estratégico do Comandante Militar do Sudeste na realização do seminário.


Carlos Erane de Aguiar concluiu expressando a esperança de que o evento seja um marco na busca pela excelência em segurança e inovação na Base Industrial de Defesa, contribuindo significativamente para o futuro da indústria de defesa do Brasil.


Também participaram da abertura o General de Exército Guido Amin Naves, Comandante Militar do Sudeste, Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa e César Bernardo, Diretor do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC).


O seminário teve como principal foco a disseminação de orientações sobre a proteção do conhecimento sensível para as empresas da Base Industrial de Defesa (BID), bem como buscou aprimorar as estratégias de segurança e a competitividade das indústrias de defesa, desempenhando um papel crucial na preservação de informações estratégicas para o país.


A pauta do evento incluiu a apresentação do Sr. André Nicoletti, que abordou questões relacionadas à espionagem de Estado e espionagem industrial, ressaltando a importância da proteção de informações cruciais para a segurança nacional e a economia do país, compartilhando também informações sobre o Programa Sensores.


Outro ponto importante foi a apresentação do Sr. César Bernardo, Diretor do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC). Esse programa desempenha um papel vital na identificação e proteção de informações sensíveis que podem ser alvos de ameaças internas e externas. Ele também enfatizou a importância da cooperação entre as empresas da BID e as instituições governamentais.


Ao encerrar o seminário, Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa do MD, expressou seus agradecimentos e reforçou a necessidade contínua de proteger o conhecimento sensível e inovar nas estratégias de segurança, promovendo assim o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa.


Também estiveram presentes no seminário José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, e Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Sindicato.


Após o evento, ocorreu uma visita do Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita, ao SENAI de São Caetano. O Vice-Presidente Executivo do SIMDE, José Claudio Manesco esteve presente na visita, acompanhado do Diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI, Maurício Bonabitacola.




48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page