top of page
Buscar

SIMDE presente em cerimônia de Homenagem às Forças Armadas promovida pela FIESP


José Mucio Monteiro Filho, Ministro da Defesa

Nesta terça-feira (12/12), o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) marcou presença na cerimônia de homenagem às Forças Armadas brasileiras, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A cerimônia visou homenagear as Forças Armadas e o Ministério da Defesa pelo seu papel crucial no fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID).

 

Os agraciados com a Ordem do Mérito Industrial foram José Mucio Monteiro Filho, Ministro da Defesa, Almirante de Esquadra Aguiar Freire, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Olsen, Comandante da Marinha do Brasil, e o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, Comandante da Aeronáutica.

 

A abertura do evento foi realizada por Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP, que expressou seu agradecimento durante a tradicional homenagem da FIESP às Forças Armadas. Ele destacou o apoio crucial do Presidente Josué Gomes ao Departamento de Defesa e Segurança, reconhecendo também a contribuição do CIESP, representado por Rafael Cervone, na compreensão e atendimento das necessidades do departamento.

 

Ao saudar as autoridades civis e militares presentes, o Diretor-Presidente do SIMDE ressaltou com orgulho a homenagem e gratidão às Forças Armadas Brasileiras. Destacou a coragem, comprometimento e excelência desses homens e mulheres diante dos desafios, reconhecendo suas notáveis ações em 2023, desde operações de Garantia da Lei e da Ordem até missões humanitárias e de resgate internacional. Carlos Erane enfatizou o papel estratégico das Forças Armadas na preservação da integridade territorial, defesa de interesses nacionais e promoção da estabilidade na América do Sul, especialmente em contextos como a crise entre Venezuela e Guiana. Concluiu destacando a importância do aumento de investimentos para garantir a prontidão operacional das Forças Armadas, expressando profunda gratidão e respeito, considerando-os verdadeiros guardiões da soberania brasileira.

 

Durante a solenidade, o Ministro José Mucio realçou a dedicação dos militares das Forças Armadas ao país e ao povo brasileiro, bem como destacou o papel crucial que a BID desempenha no ciclo econômico brasileiro, impulsionando o processo de reconstrução nacional. “O destaque e a natural atenção se voltam à BID, que representa a nossa autonomia produtiva e amplia a capacidade nacional de defesa, com muitos produtos voltados também ao setor de segurança, ciência e tecnologia. A BID ocupa importante papel no atual ciclo econômico brasileiro, sendo um grande impulsionador no processo de reconstrução nacional”.

 

Também estiveram presentes na sede da FIESP o Vice-Presidente Executivo do SIMDE, José Cláudio Manesco; o Vice-Presidente de Relações Institucionais Nilson Soilet Carminati e o Diretor de Relações Institucionais, Luis Antonio Duizit Brito, além de membros da Diretoria da Entidade.

 

Fotos: Fiesp





33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page