top of page
Buscar

SIMDE presente em reunião com Ministra do Planejamento, na FIESP



Nesta sexta-feira (16/08), o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve presente em uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que contou com a participação da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. A reunião abordou o projeto das cinco rotas de integração sul-americana.


Durante o encontro com os conselhos de Economia, Comércio Exterior, Infraestrutura e Indústria da Construção da FIESP, a Ministra Simone Tebet destacou que o projeto, que integra 190 iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem potencial para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A ministra enfatizou que a integração regional permitirá uma redução significativa no tempo de transporte de exportações brasileiras para a Ásia, o que aumentará a competitividade dos produtos nacionais no mercado internacional.


A ministra também reforçou que todos os projetos necessários para as rotas de integração já estão previstos no orçamento do PAC, não gerando impacto fiscal adicional. O fundo de US$ 10 bilhões para esses projetos, gerido por bancos de fomento, inclui uma participação de US$ 3 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), exclusivamente para obras dentro do Brasil.


Os resultados dessas rotas de integração são esperados a partir de 2026, e a ministra defendeu que esse projeto é essencial para o desenvolvimento do país. O SIMDE foi representado por José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do sindicato, em nome do Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar.


O projeto das cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano surgiu como uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois que o Consenso de Brasília, que reuniu líderes da América do Sul no dia 30 de maio de 2023 na capital federal, decidiu pela retomada da agenda da integração regional. O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) desenhou as cinco rotas após consulta aos 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com os países da América do Sul.


Clique aqui para mais informações sobre o projeto “Rotas de Integração Sul-americana".

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page