top of page
Buscar

SIMDE presente em Seminário de Financiamentos, Investimentos, Seguros e Garantias à BID


Da esquerda para direita: Juliana Ribeiro Larenas, Secretária-Adjunta da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD/MD); Christian Callas, Diretor Adjunto do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) e Coordenador do Comitê de Produtos Controlados do SIMDE; Contra-Almirante (IM) Victor Leal Domingues, Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD).

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), foi realizado o Seminário de Financiamentos, Investimentos, Seguros e Garantias à Base Industrial de Defesa. O evento foi organizado pelo Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, em conjunto com a Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD/MD).


A ocasião reuniu especialistas e autoridades do setor para discutir os desafios e oportunidades relacionados ao financiamento, investimento, seguros e garantias para a Base Industrial de Defesa e Segurança. O evento contou com a presença virtual de Carlos Erane de Aguiar, Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) e Diretor-Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), e presencialmente estiveram Juliana Ribeiro Larenas, Secretária-Adjunta da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD/MD), Christian Callas, Diretor Adjunto do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) e Coordenador do Comitê de Produtos Controlados do SIMDE, e Contra-Almirante (IM) Victor Leal Domingues, Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD).


O seminário teve início com as palavras de abertura de Carlos Erane de Aguiar, que destacou a importância do Seminário como um espaço vital para debater assuntos cruciais relacionados à Base Industrial de Defesa. Ele agradeceu à FIESP e ao presidente Josué pela confiança depositada no DESEG e enfatizou a relevância dos temas de financiamento, seguros e investimentos para a sobrevivência do setor, especialmente em tempos de crescente importância da defesa e soberania nacional. Ressaltou também o compromisso do DESEG e da FIESP em buscar melhorias e condições de competitividade para a indústria nacional.


Juliana Ribeiro Larenas, cumprimentou os presentes e sublinhou a importância do tema do Seminário para o Ministério da Defesa. Ela enfatizou a necessidade de discutir com a sociedade o setor industrial, especialmente no que diz respeito a financiamento e investimentos, áreas de grande relevância que requerem aprimoramento.


Destacou também os esforços do Ministério da Defesa na área de financiamento, incluindo diagnósticos e a necessidade de superar desafios característicos do setor de defesa, como a falta de mercado e dificuldades no acesso ao crédito no setor privado. Também mencionou a importância das parcerias, tanto com a FINEP no apoio à inovação, quanto com o BNDES, que começou a apoiar o setor de defesa de forma mais ampla, anteriormente restrita. Juliana ressaltou que esse é um trabalho de longo prazo com muitos pontos a serem aperfeiçoados, destacando a relevância de participar do seminário sobre financiamento e investimento no contexto do setor de defesa.


Após a abertura houve a apresentação de "Os Desafios do Mercado de Financiamentos, Investimentos, Seguros e Garantias para a Base Industrial de Defesa e Segurança" por Rodrigo Campos, Diretor Técnico do Grupo de Trabalho - Financiamentos e Economia de Defesa e Segurança do DESEG.


Em seguida, o primeiro painel abordou o Apoio aos Processos de Exportação da Base Industrial de Defesa e Segurança, com moderação de Christian Callas, Diretor Adjunto do DESEG e Coordenador do Comitê de Produtos Controlados do SIMDE, com a participação de Lázaro Coelho de Deus Lima, Subsecretário de Crédito à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e Marcelo Dias Ferreira, Coordenador de Serviços da Diretoria de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.


O evento prosseguiu com o segundo painel, sobre o Fomento à Base Industrial de Defesa e Segurança, moderado por Christian Callas, com a contribuição de William Rospendowski, Superintendente da Área de Inovação da FINEP, Paulo Starke, Superintendente do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Coordenador da Comissão de Assuntos Operacionais de Crédito da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), e Igor Manhães Nazareth, Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII.


Por fim, o último painel abordou as Soluções Privadas para a Base Industrial de Defesa e Segurança, com moderação de Contra-Almirante (IM) Victor Leal Domingues, Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN) da SEPROD. Os palestrantes incluíram Calil Buainain, Fundador da Mezzo Investimentos, Gustavo José Melo Santos, Diretor de Negócios e Fomento da Desenvolve SP, Larissa Belizario, Membro Integrante da Comissão de Riscos de Crédito e Garantia da Federação Nacional de Seguros Gerais (FENSEG), Jamille Andrez de Almeida, Especialista em Subscrição de Seguro Garantia, e Rodrigo Campos, Cofundador da InsurBIDS.


Também estiveram presencialmente na sede da FIESP José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, e Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Sindicato.


O Seminário de Financiamentos, Investimentos, Seguros e Garantias à Base Industrial de Defesa representou uma importante iniciativa para promover o debate e a cooperação entre o setor privado e o governo na busca por soluções que fortaleçam a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. Através do compartilhamento de conhecimento e experiência, o evento visou impulsionar o crescimento e a competitividade desse setor estratégico para o país.


O evento pode ser visto no canal da Fiesp no YouTube.


As apresentações citadas podem ser acessadas clicando aqui, ou pelo QR Code abaixo.






63 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page