top of page
Buscar

SIMDE presente em seminário na FINEP sobre a Indústria de Defesa e Inovação



No dia 30 de janeiro, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve presente no seminário "Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas", realizado na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no Rio de Janeiro. O SIMDE esteve representado pelo Brigadeiro Veterano José Vagner Vital, Coordenador do Comitê Aeroespacial do Sindicato.

 

O evento concentrou-se na discussão da Indústria de Defesa e Segurança dentro do contexto da Nova Política Industrial brasileira, cujo investimento se aproxima dos R$ 300 bilhões e envolve a participação de 21 ministérios, estabelecendo uma nova dinâmica na relação entre o governo e o setor produtivo.

 

Os participantes do debate incluíram Ronaldo Carmona, assessor da diretoria de Inovação da FINEP e professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra (ESG), William Rospendowski, Superintendente da FINEP, Perpétua Almeida, Diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e Fábio Borges, Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

 

A série de seminários temáticos sobre “Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas” servirão de subsídio para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que vai ocorrer em junho de 2024, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

 

Na ocasião, o Brigadeiro Veterano José Vagner Vital, ressaltou a relevância do apoio proporcionado pelas subvenções da FINEP para o desenvolvimento da indústria aeroespacial. Ele afirmou: "O apoio das subvenções da FINEP está ajudando muito nosso desenvolvimento, modulando o risco técnico a ser assumido pela empresa tornando-o aceitável. Que eu me lembre, estas últimas subvenções foram o maior aporte não reembolsável da história já feito para indústrias privadas de Defesa no Brasil para a Área Espacial".




13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page