top of page
Buscar

SIMDE presente em Seminário realizado pelo Ministério da Defesa e BNDES


Fotos: Hamilton Garcia

Nos dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro, ocorre o seminário "4ª Revolução Industrial: Desafios para a Defesa, Segurança e Desenvolvimento", um evento de grande relevância para o setor. Promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Defesa, o encontro contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o Presidente do BNDES, Aluizio Mercadante, e o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Antonio Amaro dos Santos.


Na ocasião, o Diretor-Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), Carlos Erane de Aguiar, representado pelo 1º Vice-Presidente, Brigadeiro Wilson Romão, proferiu palavras em nome do Sindicato. Ele expressou a satisfação de testemunhar uma ação mais concreta e consistente no financiamento, não apenas em pesquisa, mas também no apoio às exportações das empresas afiliadas ao SIMDE. Ressaltou que, nos anos anteriores, havia uma grande necessidade nesse sentido, mas não havia preparação adequada. Marco Danemberg, Diretor do Sindicato, e Luiz Cristiano Vallim Monteiro, Conselheiro e Diretor do SIMDE, também estiveram presentes representando o SIMDE durante o evento.


O seminário concentrou-se em estratégias para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID), um setor que, atualmente, gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos e representa 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No discurso de abertura, o Ministro José Mucio anunciou que as exportações da indústria de defesa atingiram a marca de US$ 1,1 bilhão, um aumento de 60% em relação ao resultado de todo o ano de 2022. Ele enfatizou a contribuição significativa desse setor para o desenvolvimento do país.


Além disso, durante o evento, o BNDES anunciou novas operações em parceria com a empresa Embraer, responsável pela construção das aeronaves KC-390 Millennium, um projeto estratégico de defesa coordenado pela Força Aérea Brasileira. O Presidente do BNDES destacou a importância desses financiamentos para o setor de defesa.


A programação do seminário incluiu três fóruns: "Ciência, Tecnologia e Inovações para a Base Industrial de Defesa," "Segurança Energética, Hídrica, Ambiental, Alimentar e Sanitária," e "Segurança Digital, Cibernética, Marítima, Aeroespacial e Capacitação." Entre os palestrantes de destaque estavam o professor doutor Vinicius Mariano de Carvalho, do King's College London, o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquin, o presidente da FINEP, Celso Pansera, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader.


O evento pode ser visto no canal do BNDES no Youtube.





35 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page