top of page
Buscar

SIMDE presente em V Congresso De Segurança E Defesa Cibernética


Nos dias 22 e 23 de agosto, ocorreu o V Congresso de Segurança e Defesa Cibernética, de maneira hibrida, na sede da FIESP, em São Paulo, que promoveu discussões de alto nível sobre os mais recentes desafios e soluções no campo da proteção de dados e cibersegurança. O evento, organizado pelo Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) em parceria com entidades do setor, reuniu especialistas e líderes para compartilhar ideias e abordagens inovadoras. O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve representado por José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do sindicato.


No primeiro dia do congresso, foram abordados diversos tópicos relevantes. Rony Vainzof, Diretor Técnico do Grupo de Trabalho de Segurança e Defesa Cibernética do DESEG, discutiu estratégias de prevenção e resposta a ataques de ransomware. Fernanda Teixeira Souza Domingos, Procuradora da República, trouxe à tona investigações de ilícitos cibernéticos.


Valdemar Latance Neto, Chefe do Serviço de Análise de Dados de Inteligência Policial da Polícia Federal, destacou a importância do compartilhamento de informações na mitigação de crimes de alta tecnologia. A relevância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) como pilares culturais de proteção de dados foi abordada por Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, Diretor-Presidente da ANPD.


A moderação de conteúdo e o combate a ilícitos cibernéticos foram explorados por Alexandre Pacheco, Professor e Coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV. A ética na inteligência artificial foi discutida por Juliano Maranhão, Professor da Faculdade de Direito da USP. Ellen Gracie, Vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, encerrou o dia com uma reflexão sobre conflitos digitais e arbitragem.


O segundo dia do congresso trouxe uma série de painéis e discussões altamente informativas. O painel sobre Cyber e Digital Trust nos Conselhos de Administração, moderado por Rony Vainzof, reuniu Álvaro Teófilo, do Santander, Suzana Fagundes, da Localiza, e Felipe Andreu, do BTG Pactual, para discutir a importância da cibersegurança nas instâncias de liderança mais elevadas.


Tópicos como a interseção da LGPD, ANPD e sanções, a Política Nacional de Segurança Cibernética, estratégias de inteligência e contrainteligência, marco regulatório da inteligência artificial e governança de IA nas organizações também foram abordados ao longo do dia.


O evento proporcionou um ambiente propício para a troca de ideias entre especialistas, líderes do setor e representantes governamentais, demonstrando a crescente necessidade de enfrentar os desafios emergentes no cenário da cibersegurança e proteção de dados. As empresas associadas ao SIMDE, a ABCI com o André Roncolato, Diretor da ABCI e do SIMDE, e a Rusticom representada por Carlos Rust, Presidente da Rusticom e Diretor de Defesa Cibernética do DESEG, também estiveram presentes.


Os dois dias do evento foram transmitidos pelo canal oficial da FIESP no YouTube, e podem ser acessados gratuitamente.




27 visualizações0 comentário
bottom of page