top of page

SIMDE presente em VII Congresso de Segurança Cibernética, Proteção de Dados e Governança de IA, na FIESP

ree

Na última terça-feira, 5 de agosto, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve presente no VII Congresso de Segurança Cibernética, Proteção de Dados e Governança de IA, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na sede da federação. O evento reuniu especialistas e representantes do setor para debater os principais desafios e soluções em segurança digital, proteção de dados e governança ética da inteligência artificial.

 

Com uma programação voltada para os desafios da segurança digital no Brasil, o Congresso abordou temas como fraudes virtuais, ataques cibernéticos, proteção de dados e os impactos da inteligência artificial na governança corporativa e nas políticas públicas. O evento também serviu de palco para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a FIESP e a Polícia Federal, que visa estabelecer uma estrutura segura e legal para o compartilhamento voluntário e confidencial de informações por parte das empresas, contribuindo para a prevenção de crimes cibernéticos.

 

Foto: Ayrton Vignola/FIESP
Foto: Ayrton Vignola/FIESP

Outro destaque foi o lançamento da terceira edição da Pesquisa de Maturidade em Cibersegurança, apresentada por Rony Vainzof, diretor-adjunto do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP. O levantamento, realizado com 294 empresas paulistas, mostrou que 77,1% delas destinam menos de 1% de sua receita para a área de cibersegurança e que 60,2% não possuem plano de resposta a incidentes. A pesquisa também apontou que 34,7% das empresas já enfrentaram ataques virtuais - sendo que 42,2% deles foram bem-sucedidos - e que 45,5% das vulnerabilidades estão ligadas a falhas humanas.

 

Durante o evento, também foi lançado o Guia de Proteção Digital para Crianças e Adolescentes, um documento inédito que visa orientar famílias, escolas e empresas sobre os riscos e cuidados no ambiente digital. A iniciativa busca reforçar a conscientização sobre o uso seguro da internet por menores de idade, em um contexto de crescente exposição nas redes sociais.

 

O Congresso contou ainda com a participação de diversas autoridades, como o senador Esperidião Amin (PP-SC), presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Cibersegurança e Defesa Cibernética; o presidente do CIESP e 1º vice-presidente da FIESP, Rafael Cervone; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Ortunho; e o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza.

 

Em suas falas, os representantes destacaram que a cibersegurança já se tornou um elemento essencial da soberania nacional, da competitividade empresarial e da confiança digital. O Brasil ocupa hoje o topo do ranking global de tentativas de ataques virtuais, com 1.379 registros por minuto, acumulando prejuízos superiores a R$ 1,5 trilhão, segundo estimativas do Senado Federal e da Brasscom. Acesse a programação completa e os materiais disponíveis clicando aqui.

 

Na ocasião, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa foi representado pelo Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais da entidade.

 

Clique aqui para conferir na íntegra o VII Congresso de Cibersegurança, Proteção de Dados e Governança de IA.


Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do SIMDE
Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do SIMDE

 
 
 

Comentários


bottom of page