Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) formalizou sua filiação à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em um evento realizado na sede da instituição.
A ocasião contou com a presença de autoridades, como o Presidente da FIEB, Carlos Henrique de Oliveira Passos; Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; o Diretor da FIEB e Presidente do Conselho da Indústria de Defesa e Segurança da Bahia (CONDEFESA Bahia), Luiz Garcia Hermida; e o Diretor-Presidente da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Luiz Gavazza.
O Diretor Titular da FIEB e Presidente do CONDEFESA da Bahia, Luiz Garcia Hermida, ressaltou a relevância da chegada do sindicato à entidade: "A chegada do SIMDE representa para nós do CONDEFESA a certeza de que estamos no caminho certo, fazendo brotar um Ecossistema de Defesa cujo pilar fundamental é a Inovação."
Representando o SIMDE estavam o Vice-Presidente Executivo, José Cláudio Manesco, em nome do Diretor-Presidente da entidade, Carlos Erane de Aguiar, e o Diretor de Relações Institucionais, Luis Antonio Duizit Brito. Durante o evento, Duizit apresentou um documento elaborado pela CNI, FIESP e FIRJAN, que detalha as perdas econômicas significativas decorrentes de atividades ilegais no Brasil, totalizando R$ 453,5 bilhões em 2022.
O estudo apresentado destacou que, do total das perdas, R$ 136 bilhões foram atribuídos à evasão fiscal, recursos que poderiam ter sido destinados ao bem-estar social. Além disso, o levantamento apontou que o Brasil deixou de gerar quase 370 mil empregos formais em 15 setores, incluindo audiovisual, bebidas alcoólicas, celulares e cosméticos.
Os representantes do SIMDE na FIEB serão Christian Villela Dunce, titular, e Augusto César Pitanga Cavalcante Júnior, suplente, ambos da DATEN TECNOLOGIA LTDA, empresa associada ao SIMDE. Com essa filiação, o SIMDE fortalece cada vez mais a Base Industrial de Defesa dessas regiões e promove uma maior aproximação entre o sindicato e as empresas do setor em todo o território nacional. Além da FIEB, a entidade também é filiada à FIESP (São Paulo), FIRJAN (Rio de Janeiro), FIESC (Santa Catarina), FIEC (Ceará), FIEMA (Maranhão) e FIERGS (Rio Grande do Sul).
Comments