top of page
Buscar

Conheça o UAV-400P, o drone agrícola da DESAER



A DESAER Desenvolvimento Aeronáutico, em parceria com o fabricante de componentes aeronáuticos H8 GROUP, empresas associadas ao Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), surpreenderam o público no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2023, ao revelar o pré-lançamento do inovador UAV-400P, um drone agrícola projetado para revolucionar o setor.


O UAV-400P é uma aeronave não tripulada em formato de helicóptero, movida por motores elétricos fornecidos pela empresa norte-americana Magnix, especialista em tecnologias de ponta. O destaque desse drone é seu objetivo de viabilizar voos de pulverização de produtos agrícolas em plantações, trazendo vantagens significativas para pequenos e médios produtores rurais, de acordo com os desenvolvedores.


Evandro Fileno, fundador e diretor da Desaer, enfatizou as vantagens do UAV-400P em relação aos métodos tradicionais de aviação agrícola: "É um equipamento que pode ser facilmente transportado numa carreta para uma fazenda e realizar o serviço de pulverização, ao contrário de um avião agrícola tradicional que depende de uma estrutura de apoio especial".


Apesar de seu tamanho compacto, o UAV-400P comporta até 400 litros de produtos agrícolas em seu reservatório. Embora menor que alguns aviões agrícolas convencionais, como o Embraer Ipanema que suporta cerca de 1.000 litros, os desenvolvedores garantem que o drone oferecerá recursos avançados, como piloto automático redundante, sistema de controle por GPS e uma vara de pulverização com aproximadamente nove metros de comprimento.


A operação do drone ocorrerá em altitudes baixas, típicas da aviação agrícola, com uma velocidade máxima de até 130 km/h. O fabricante ressalta que o UAV-400P possui a vantagem adicional de poder pousar e decolar em pequenos espaços, ampliando sua versatilidade nas áreas de cultivo.


Desde o início do projeto, a Desaer e a H8 GROUP priorizaram o conceito de gerenciamento do ciclo de vida do UAV-400P, visando atender todas as fases de desenvolvimento, entrada em serviço, operação, revitalização e descarte. Além disso, o projeto busca atender a todos os requisitos funcionais e não-funcionais, proporcionando um preço atrativo no mercado. No entanto, o valor exato do aparelho não foi divulgado pelas empresas.


A previsão otimista é que as primeiras unidades do UAV-400P cheguem ao mercado em aproximadamente 15 meses, o que significa que os agricultores poderão contar com a tecnologia desse drone inovador nas lavouras a partir do final de 2024.




45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page