Na última quarta-feira (28/08), a Rustcon, empresa associada ao Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), representada por seu Presidente, Carlos Rust, participou do lançamento do Hub Hackers do Bem. O projeto desenvolvido com o apoio da Rustcon, criou um ambiente de simulação de cenários de cibersegurança, oferecendo uma experiência educativa e imersiva para os membros do Hub.
A Rustcon disponibiliza tecnologia de uso dual para o Programa Hackers do Bem, conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. No centro dessa iniciativa está o SIMOC, o Simulador de Ataque e Defesa Cibernética, amplamente utilizado em todas as edições do exercício Guardião Cibernético, que agora será empregado para enfrentar o desafio de reduzir o grande déficit de profissionais de cibersegurança no Brasil. O Programa Hackers do Bem já atraiu mais de 130.000 inscritos apenas em sua primeira fase, refletindo o interesse e a necessidade de formação na área.
O Brasil, que se destaca como um dos países mais digitalizados do mundo, também figura entre os três maiores alvos de ataques cibernéticos globalmente, evidenciando a importância de iniciativas como o Hub Hackers do Bem para fortalecer a defesa cibernética nacional. O lançamento ocorreu durante o Fórum RNP, evento anual que promove debates sobre o futuro das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e aborda questões estratégicas para o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Comments