top of page

SIMDE participa da 3ª edição do Brazilian Defense Day, em Brasília


A terceira edição do Brazilian Defense Day Embaixadas foi realizada no dia 14 de agosto, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), contou com o apoio institucional do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

 

O encontro teve como objetivo principal aproximar a Base Industrial de Defesa (BID) do mercado internacional, criando um ambiente favorável à geração de oportunidades comerciais e à ampliação das exportações brasileiras de produtos e serviços de defesa. Para isso, reuniu 47 empresas do setor e 60 representantes diplomáticos de 47 países, em uma programação que incluiu apresentações institucionais e rodadas de networking com adidos militares e embaixadores.

 


O SIMDE, um dos articuladores do evento, esteve representado pelo General Luís Antônio Duizit Brito, Diretor de Relações Institucionais do sindicato, que acompanhou as agendas voltadas ao fortalecimento da BID no cenário global. Também estiveram presentes o Secretário de Produtos de Defesa, Tenente-Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues; a Secretária Adjunta de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Arenas; o Subcomandante da Escola Superior de Defesa, Contra-Almirante Leonardo Braga Martins; a Diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública da SENASP, Camila Pintarelli; a Superintendente da área de Comércio Exterior do BNDES, Lívia Reis;  e o presidente do Conselho de Administração da ABIMDE, Luiz Carlos Paiva Teixeira.

 

Além da exposição das empresas, o evento contou com uma apresentação sobre o Novo Processo de Importação (NPI), conduzida pelo Ministério da Defesa. O sistema moderniza os procedimentos, substituindo múltiplos documentos por uma Declaração Única de Importação (Duimp), garantindo mais agilidade e simplificação no comércio exterior do setor de defesa.

 

Os números divulgados pelo MD confirmam a relevância de ações como esta: no primeiro semestre de 2025, as autorizações de exportações da indústria de defesa ultrapassaram US$ 2 bilhões, superando em 113% o total registrado em 2024. Essa marca histórica reforça o papel da BID como vetor estratégico para a economia nacional, contribuindo para o crescimento tecnológico, industrial e para a projeção do Brasil no cenário internacional.



 
 
 

Comentários


bottom of page