top of page
Buscar

SIMDE homenageia Ministro José Múcio, e Vice-Presidente Geraldo Alckmin



Nesta quarta-feira (12/04), durante a LAAD 2023 - Feira Internacional de Defesa e Segurança - foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Mursa 2023. A honraria foi concedida ao ministro da Defesa, José Múcio, e ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. A quarta edição do Prêmio Mursa teve este ano o patrocínio da Firjan, Condor, JBS, Protecta e H8Group e aconteceu numa recepção fechada, só para convidados, em um hotel na Barra da Tijuca.


O Prêmio Mursa foi criado na gestão do Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar. A premiação leva o nome do General Joaquim de Sousa Mursa, personalidade que deu impulso à indústria siderúrgica e de defesa nacional, e homenageia as personalidades governamentais e empresariais que se destacam na luta pelo desenvolvimento da Base Industrial de Defesa do Brasil.


Homenageados:


2017 – I Prêmio General Joaquim de Souza Mursa

Categoria Defesa - Ministro da Defesa Raul Jungman

Categoria Segurança Pública – José Mariano Beltrame – Ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Categoria Iniciativa Privada – Paulo Skaf – Presidente da Fiesp

2019 – II Prêmio General Joaquim de Souza Mursa

Presidente da República – Jair Messias Bolsonaro

Categoria Conjunto da Obra – General de Exército Eduardo Villas Boas

Categoria Segurança Pública – General de Exército Valter Souza Braga Neto

2021 – III Prêmio General Joaquim de Souza Mursa

Categoria Personalidade do Ano - General de Exército Fernando Azevedo e Silva, Ex-Ministro de Estado da Defesa;

Categoria Segurança Pública – Michel Temer Ex-Presidente da República

Categoria Iniciativa Privada – Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, Presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro

Menções Honrosas: Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, General de Exército Enzo Martins Peri e Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

2023 – IV Prêmio General Joaquim de Souza Mursa

Ministro de Estado da Defesa, José Múcio

Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho


José Múcio e Geraldo Alckmin foram escolhidos para receber o prêmio devido ao seu empenho em fortalecer a indústria de defesa e segurança do Brasil. Durante seu discurso de abertura, o Diretor-Presidente do SIMDE e Presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da Firjan, Carlos Erane de Aguiar, destacou a importância desse prêmio que homenageia aqueles que valorizam o papel da Base Industrial de Defesa para a soberania nacional, um setor que promove desenvolvimento tecnológico, garante empregos, renda e receitas para o país. Ressaltou as ações realizadas pelos dois ministros para impulsionar o setor, como o lançamento do Plano Nacional de Exportações e a participação em feiras e eventos internacionais.


O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, ressaltou o potencial das indústrias de defesa para a geração de emprego e renda e consequente crescimento econômico do País. “Os senhores geram emprego, pagam salários, estimulam consumo e pagam impostos. Na indústria de defesa, há geração de emprego em curto espaço de tempo”, destacou o Ministro em seu discurso.


O Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, também foi homenageado, mas não pôde comparecer por substituir o presidente Lula, que está na China. O presidente em exercício foi representado pelo Diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica, Luís Felipe Giesteira.


Estiveram presentes na cerimônia de entrega do Prêmio Mursa 2023 o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa; e o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita; entre outras autoridades civis e militares.




23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page