Buscar

Comandante da Marinha prestigia posse da nova Diretoria do SIMDE



A nova Diretoria eleita do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa tomou posse nesta quinta-feira, 27 de janeiro, para o triênio 2022-2024 durante Assembleia Geral Extraordinária. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.


A abertura foi feita pelo Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar e, em seguida, foi passada a palavra ao Presidente de Honra da Assembleia, Almirante Garnier. Durante sua palestra, o Comandante da Marinha citou algumas das entregas do Ministério da Defesa no âmbito da Câmara de Comércio Exterior e falou de uma das adversidades enfrentadas pelos representantes da BID: “havia uma dificuldade enorme, dentro do próprio Ministério e mais ainda fora dele, de convencer as pessoas que a indústria de Defesa não é feia, não deve nada a ninguém. Alguns bancos de fomento dizem que há um problema de imagem quando se financia a indústria de defesa, para mim isso é um raciocínio tacanho, é falta de entendimento.”


Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos ladeado pelo 1° Vice-Presidente do SIMDE, Brigadeiro Wilson José Romão.
Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos ladeado pelo 1° Vice-Presidente do SIMDE, Brigadeiro Wilson José Romão.

O Almirante falou ainda sobre os projetos desenvolvidos a partir de parcerias entre a Marinha Brasileira e a Base Industrial de Defesa e encerrou dando um “viva” à indústria nacional e à Marinha do Brasil e, após sua palestra, foi dado início aos trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária com o Presidente da Assembleia e 1º Vice-Presidente do SIMDE, Brigadeiro Wilson José Romão que passou a palavra ao Secretário da AGE e Vice-Presidente Executivo, José Cláudio Manesco, para que procedesse a leitura do edital, a nomeação da chapa eleita e a assinatura do termo de posse pelos Diretores presentes.


O Presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, falou sobre a importância da parceria entre as forças armadas e a indústria de defesa para o sucesso dos projetos da BID, também do fundamental apoio do Sindicato e parabenizou a nova Diretoria eleita, renovando o comprometimento da FIESP com o SIMDE e a Base Industrial de Defesa.


A solenidade seguiu com a entrega da Medalha Ordem do Mérito SIMDE ao Ex-Presidente da FIESP, Paulo Skaf. Em seu discurso, o Diretor-Presidente ressaltou a importância dos parceiros angariados durante a jornada do Sindicato, destacando a FIESP como um dos primeiros e mais importantes parceiros, sendo a primeira federação das indústrias a qual o SIMDE se filiou. “Um setor tão importante só sobrevive se tiver fortes aliados. E nós temos, em todas as esferas da administração pública e da sociedade civil.”


Carlos Erane discorreu sobre as principais ações empreendidas durante a gestão de Paulo Skaf, entre elas o seu incondicional apoio à Base Industrial de Defesa e o apoio intransigente ao desenvolvimento da indústria e da sociedade civil.


Esta condecoração foi criada para homenagear militares, civis e instituições, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes à nação brasileira e especialmente para a Base Industrial de Defesa e Segurança, enaltecendo suas alianças, cujo desenho da medalha faz referência à tríplice hélice da Inovação, contemplando o elo entre Governo, Empresa e Universidade.


Presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, aplaude entrega da Medalha Ordem do Mérito SIMDE ao Ex-Presidente da FIESP, Paulo Skaf.
Presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, aplaude entrega da Medalha Ordem do Mérito SIMDE ao Ex-Presidente da FIESP, Paulo Skaf.

Em seu agradecimento, o Ex-Presidente da FIESP agradeceu a oportunidade de retornar à casa da indústria para a homenagem e destacou a importância da aliança entre a FIESP, o SIMDE e as Forças Armadas para lutar por condições mais justas para a exportação dos produtos da Base Industrial de Defesa Brasileira. Logo após o agradecimento de Paulo Skaf o encerramento foi feio pelo Diretor-Presidente do Sindicato.


Estiveram presentes na reunião o Presidente do CIESP e 1º Vice-Presidente da FIESP, Rafael Cervone, o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut, o Comandante Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, o Diretor Executivo de Projetos da FIESP, Tenente-Brigadeiro Azevedo, o Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Capistrano, o Chefe do Estado Maior do CMSE, General de Brigada Hiroshi, o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Guilherme, o Diretor Titular Adjunto do DESEG, Dagmar Oswaldo Cupaiolo, o Coordenador Executivo de Conselhos e Departamentos da FIESP, General de Divisão Adalmir, o Conselheiro do Conselho Consultivo do SIMDE, Thomas Zanotto, o Diretor-Presidente Interino da AMAZUL, Vice-Almirante Deiana e o Gerente Executivo de Gestão do Departamento de Assessoria de Assuntos Estratégicos da FIESP, Carlos Alberto Demeterco.



Marcos Degaut da Seprod/MD, Paulo Skaf, Ex-Presidente da Fiesp, Comandante da Marinha, Almir Garnier Santos e Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do SIMDE.
Marcos Degaut da Seprod/MD, Paulo Skaf, Ex-Presidente da Fiesp, Comandante da Marinha, Almir Garnier Santos e Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do SIMDE.



“A construção deste sindicato forte se deu à base de muita entrega e trabalho, mas também à base de muita retidão, independência e seriedade.”


Carlos Erane de Aguiar – Diretor Presidente do SIMDE

“A casa da indústria é a FIESP e a casa da indústria de Defesa é o SIMDE”


Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos – Comandante da Marinha

4/4

“A parceria entre as Forças Armadas e a Indústria de Defesa e Segurança tem um papel importantíssimo no desenvolvimento tecnológico, inclusive para uso civil. Portanto, este sindicato que representa a indústria é importantíssimo e temos sempre que apoiá-lo.”


Josué Gomes da Silva – Presidente da FIESP


“Muitas vezes há uma grande dificuldade por parte do MRE, nas exportações da indústria brasileira, muita burocracia tributária. O papel do SIMDE e da FIESP são muito importantes nesse sentido. E a união com as Forças Armadas é o que dá força para que possamos mudar essa realidade.”


Paulo Skaf – Ex-Presidente da FIESP



Composição da chapa eleita:

Conselho Diretor

Diretor Presidente: Carlos Erane de Aguiar - CONDOR S/A Indústria Química; Diretor 1° Vice-Presidente: Wilson José Romão - LOGITEC - Assessoria em Logística Ltda; Diretor 2° Vice-Presidente: Paulo Gustavo Franklin de Abreu - AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A; Diretor 3° Vice-Presidente: Salesio Nuhs - TAURUS ARMAS S.A; Diretor 1° Secretário: Giacomo Feres Staniscia - ATECH - Negócios em Tecnologias; Diretor 2° Secretário: Carlos Henrique Silva Seixas - NUCLEBRAS Equipamentos Pesados S.A; Diretor 1° Diretor Financeiro: Frederico Ribeiro Medella - ARES – Aeroespacial e Defesa Ltda; Diretor 2° Diretor Financeiro: Marco Aurelio Vargas Danemberg - EBSE - Empresa Bras.de Solda Elétrica; Diretor sem designação especial: Ronaldo Aldrin Lara - IAS Indústria de Aviação e Serviços; Diretor sem designação especial: Jean-Luc Pascal Alfonsi - HELIBRAS - Helicopteros do Brasil; Diretor Suplente sem designação especial: Ieldo Tonassi - VERTICAL DO PONTO Ind. Paraquedas; Diretor Suplente sem designação especial: Antonio Rogerio Prattes Salvador - SIATT Engenharia, Ind. e Com. Ltda; Diretor Suplente sem designação especial: José Carlos Mattos - JCM Comunicação.


Conselho Fiscal


Representante Efetivo: Luiz Cristiano Vallim Monteiro - WELSER ITAGE Particip. e Com.; Representante Efetivo: Fábio Luiz Munhoz Mazzaro - CBC - Cia Brasileira de Cartuchos; Representante Efetivo: Lucas Oliva Vicente - ATRASORB Indústria de Produtos Hospitalares Ltda; Representante Suplente: Helio Macacchero Junior - METALURGICA H MACACHERO Ind. e Com.; Representante Suplente: José Antônio Silva Pinto - INBRAFILTRO Ind. e Com. de Filtros.



Fotos: Everton Amaro/Fiesp

146 visualizações0 comentário