top of page
Buscar

Comitê Aeroespacial do SIMDE discute demandas para o setor.



O Comitê Aeroespacial “Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho” realizou nesta segunda-feira, 2 de agosto, uma videoconferência com associadas, convidados e membros do comitê para conhecer os processos de Chamamentos Públicos e caminhos futuros do setor espacial com participação da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais e da Agência Espacial Brasileira.

A reunião foi aberta pelo Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar, que em 2019 fundou o Comitê Aeroespacial durante uma Reunião Plenária Conjunta com o DESEG da Fiesp. Carlos Erane falou sobre a importância do Centro Espacial de Alcântara como projeto mobilizador para a Base Industrial de Defesa e Espacial brasileira, principalmente em um momento crítico de baixo investimento como o que o Programa Espacial Brasileiro vem enfrentando. Ressaltou também que a BID está atenta e se preparando para assegurar a confiabilidade e a segurança na prestação de serviços do CEA.

“A demanda constante de manutenção e modernização dos diversos sistemas contribuirá para a sustentabilidade da indústria nacional a longo prazo.”

O coordenador do Comitê, Brigadeiro José Vagner Vital, destacou que a abertura de Alcântara para lançamentos não militares é um divisor de águas na história do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais e do próprio Programa Espacial Brasileiro. Falou sobre a importância do investimento no desenvolvimento de tecnologias para acesso e permanência segura no ambiente extraterrestre para a soberania nacional, para que o país não fique a mercê de outras nações.

“Nesse contexto, ao mesmo tempo em que as iniciativas tomadas até agora para viabilizar as operações espaciais no CEA merecem os aplausos das indústrias brasileiras associadas ao SIMDE, cabe aqui apresentar o sentimento de que chegou a hora da nação brasileira ser brindada com um Programa Espacial forte, com prioridade de Estado, que tenha lugar garantido no primeiro escalão do governo federal, que receba o apoio dos demais governos estaduais e municipais, que possa discutir questões orçamentárias diretamente no Congresso Nacional sem intermediários e que seja cada vez melhor compreendido pelo Poder Judiciário e Órgãos de Controle em suas peculiaridades” destacou o Coordenador do comitê.

Após as palavras do coordenador, o Presidente da CCISE - Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais, Brigadeiro Rodrigo Alvim de Oliveira, apresentou os resultados do chamamento público para os projetos no Centro Espacial de Alcântara e o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Coronel Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura complementou a apresentação com detalhes do processo do Chamamento Público.

Após as apresentações, os representantes se prontificaram a responder as diversas dúvidas das associadas e convidados presentes na reunião.

As empresas associadas que tenham interesse em receber as apresentações podem solicitá-las através do e-mail bruna@simde.org.br

13 visualizações0 comentário
bottom of page