top of page

Marinha do Brasil lança a segunda Fragata da Classe Tamandaré, F-201 Jerônimo de Albuquerque

Imagem | Defesa Net
Imagem | Defesa Net

No dia 8 de agosto de 2025, a Marinha do Brasil (MB) realizou, em parceria com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), empresa associada ao SIMDE, a cerimônia de lançamento da segunda fragata prevista no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). O evento aconteceu no estaleiro TKMS Brasil Sul, em Itajaí (SC), e marcou mais um passo estratégico para o fortalecimento da capacidade naval brasileira.


Batizada como “Jerônimo de Albuquerque”, - em homenagem ao primeiro comandante de uma frota naval da Marinha nascido no Brasil -, a embarcação conta com alto poder combatente e capacidade para proteger a Amazônia Azul, monitorar e combater crimes como poluição, pesca ilegal e pirataria, além de operar em missões internacionais de busca e salvamento.


A construção da F-201 teve início em novembro de 2023 e passou pelo batimento de quilha em junho de 2024. Após o lançamento, o navio passará pelo processo de “load out”, quando é transferido ao mar por um dique flutuante para as etapas finais de acabamento e testes antes das provas de mar.


O PFCT integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e a política industrial “Nova Indústria Brasil” (NIB), priorizando tecnologias estratégicas para a defesa nacional. Produzidas no Brasil com alto índice de conteúdo local e transferência de tecnologia, as fragatas geram empregos qualificados e fortalecem setores de alta complexidade tecnológica.


Entre os avanços embarcados, destaca-se o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) desenvolvido em parceria pela Atech, também associada ao SIMDE, e pela alemã Atlas Elektronik GmbH. O CMS integra dados de sensores e armamentos, processando informações complexas para detectar e classificar ameaças e indicar as melhores respostas defensivas de forma rápida e precisa.


A cerimônia contou com a presença do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; além de representantes do almirantado e colaboradores do estaleiro.

 
 
 

Comentários


bottom of page