SIMDE acompanha operação inédita de lançamento orbital no Centro de Lançamento de Alcântara
- Luca Henrique
- há 1 hora
- 2 min de leitura

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve presente, nesta sexta-feira (19/12), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, durante a Operação Spaceward, considerada um marco histórico para o setor espacial brasileiro. O SIMDE foi representado por seu diretor, Brigadeiro José Vagner Vital, que acompanhou as atividades relacionadas à primeira operação orbital realizada em solo nacional e também a primeira de natureza comercial no país.
A operação integra o processo de validação do lançador HANBIT-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana INNOSPACE, e é conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). A iniciativa representa um passo estratégico para a inserção do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, ampliando oportunidades de desenvolvimento tecnológico, atração de investimentos e fortalecimento do setor espacial nacional.
No âmbito da missão, a empresa brasileira Concert Technologies desenvolveu um sistema de navegação inicial, encomendado pela Agência Espacial Brasileira, que será embarcado no foguete. O sistema contribui para o aumento da autonomia nacional em tecnologias críticas relacionadas ao acesso ao espaço, domínio restrito a um número reduzido de países.
Além do sistema de navegação, a operação envolve o lançamento de satélites desenvolvidos por instituições brasileiras, incluindo dois nanosatélites da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com capacidade de comunicação entre si; o satélite Jussara-K, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e o PION-BR2, com tecnologia da empresa brasileira PION, desenvolvido com a participação de estudantes de Alcântara, sob coordenação acadêmica da UFMA.

A ocasião também contou com a visita do Embaixador da República da Coreia no Brasil, Choi Yeong Handa, ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O diplomata foi recebido pelo Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar e pelo Dr. Marco Antonio Chamon, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), reforçando o caráter internacional da Operação Spaceward e a cooperação entre Brasil e Coreia do Sul no setor espacial. O Diretor do SIMDE, Brigadeiro José Vagner Vital, também esteve presente no encontro.
Os projetos embarcados na missão evidenciam o avanço do conhecimento científico e da engenharia espacial no Brasil, além de fortalecer a formação de recursos humanos e a consolidação de um ecossistema industrial voltado à Nova Economia de Baixa Órbita. A atuação de empresas nacionais em áreas como Space Situation Awareness (SSA), Space Domain Awareness (SDA) e Space Traffic Management (STM) reforça o potencial do país para atuar de forma competitiva nesse novo cenário.
A segunda janela de lançamento da Operação Spaceward está prevista para esta sexta-feira, 19 de dezembro, às 17h, no Centro de Lançamento de Alcântara, dando continuidade a um processo que consolida o Brasil como um ator relevante no setor espacial e reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança no desenvolvimento tecnológico nacional.












Comentários