top of page
Buscar

SIMDE e Conselho Empresarial da Firjan promovem debate sobre a BID



O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e o Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública realizaram nesta terça-feira, 31 de maio, uma reunião conjunta híbrida, com convidados presentes na Firjan e via videoconferência, para debater temas relevantes acerca da Base Industrial de Defesa.

A abertura da reunião foi feita pelo membro do Conselho Empresarial e Conselheiro Fiscal do SIMDE, Luiz Cristiano Monteiro, representando o Presidente do Conselho e Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar.

A primeira palestra foi realizada pelo Coronel Márcio, Assessor da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD-MD) para trazer atualizações recentes na legislação que trazem implicações na Base Industrial de Defesa, falando sobre a agenda regulatória para isonomia normativa e tributária, abordando também o Projeto de Lei 244/20 que propõe isonomia tributária à indústria nacional para aquisição de produtos e serviços pelas Forças de Defesa e Segurança, buscando igualdade no processo para empresas nacionais e estrangeiras.

O sr. Yuri Gonçalves Sanches da Silva, aluno de mestrado da Escola Superior de Guerra, apresentou um mapeamento da Base Industrial de Defesa no Rio de Janeiro, expondo um ponto de vista acadêmico sobre o tema exposto.

A última apresentação foi realizada pelo Tenente-Coronel Aderson Campos Passos, professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), expondo os trabalhos executados com as empresas do setor de defesa e segurança e os cases de sucesso dessas parcerias, bem como as possíveis parcerias futuras que podem ser traçadas com o setor industrial. Empresas interessadas podem receber os egressos de reservas para estágio, enviar funcionários para fazer Pós Graduação no IME e participar dos desafios propostos através do link www.simde.org.br/IME

Foi reservado um tempo para que os palestrantes respondessem perguntas acerca dos temas apresentados e para que os convidados presentes e membros do conselho pudessem expor suas considerações. Estiveram presentes na Firjan o Almirante Edésio, da Emgepron, o Almirante da Silva, do Cluster Tecnológico Naval do RJ, Almirante Lourenço, da ESG e online destaca-se os convidados General Canhaci, da IMBEL, General Okamura, do SisDIA/DCT e o Coronel Pires, representando o General Lima Gil do Comando Militar do Leste.

20 visualizações0 comentário
bottom of page