top of page
Buscar

SIMDE e DESEG recebem representante do setor aeroespacial italiano

Atualizado: 1 de abr.

Da esquerda para direita: Brigadeiro José Vagner Vital, Stefano Gualandris, Luis Antônio Duizit Brito e José Cláudio Manesco.

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e o Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG) receberam, nesta quinta-feira (28/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, representantes do setor aeroespacial italiano, com a presença do Dr. Stefano Gualandris, Conselheiro para os setores Aeroespacial e Defesa do Ministério da Economia e Finanças da Itália e representante da Delegação Italiana, para uma reunião conjunta.

 

José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, iniciou a reunião saudando à delegação italiana, destacando a importância do encontro como uma manifestação da abertura do sindicato às empresas estrangeiras. Manesco ressaltou que a busca por isonomia tributária e regulatória é uma prioridade, visando uma relação de ganho mútuo e a conquista contínua da autonomia tecnológica.

 

Manesco também relembrou a assinatura da "Parceria Estratégica Brasil e Itália" em 2007. Esta parceria reafirmou o compromisso conjunto de trabalhar em prol da paz, da segurança internacional, do respeito aos direitos humanos, do fortalecimento do multilateralismo, da conservação do meio ambiente e da promoção do desenvolvimento com justiça social. Além disso, enfatizou ainda o empenho em ampliar e diversificar o comércio entre os dois países, incluindo no setor de defesa, uma das 16 áreas-chave definidas em 2010, quando foi estabelecido um plano de ação para dar efetividade a essa parceria.".

 

Após isso a palavra foi passada a Luis Antônio Duizit Brito, Diretor de Relações Institucionais do SIMDE, que salientou a importância do diálogo para alcançar a autonomia tecnológica. Aproveitou para apresentar o convidado da Reunião, Stefano Gualandris, Conselheiro para os setores Aeroespacial e Defesa do Ministério da Economia e Finanças da Itália, especialista em satélites, membro da Agência Espacial Italiana, cujos estudos abrangem tecnologia transversal aplicável em mísseis, aviões, embarcações e no tratamento de câncer. Enfatizou a possibilidade de parcerias benéficas entre as empresas associadas ao SIMDE e a Itália, dentro de um contexto de cooperação mútua. A presença do Dr. Stefano enriqueceu a reunião com percepções sobre a cooperação espacial e tecnológica entre Itália e Brasil, enfatizando as oportunidades de colaboração em projetos estratégicos.

 

Durante a primeira apresentação, o Dr. Stefano Gualandris proferiu uma exposição detalhada sobre a estrutura da governança espacial da Itália, evidenciando o papel da Agência Espacial Italiana e suas operações em quatro principais centros e instalações, destacando-se o Centro Spaziale "Luigi Broglio", situado no Quênia e o Centro de Geodesia Espacial em Matera, na Itália. Abordou, ainda, esforços colaborativos tanto em âmbito bilateral quanto multilateral, destacando programas espaciais de vanguarda como COSMO-Sky-Med, PRISMA, PLATINO e IRIDE, além da contribuição relevante para o programa Copernicus, iniciativa de observação terrestre da União Europeia, voltada para a análise do planeta e seu ecossistema. Ademais, delineou a composição da indústria espacial italiana, que inclui associações industriais, agrupamentos tecnológicos e uma ampla rede que engloba mais de 70 universidades e centros de pesquisa. Ao concluir sua apresentação inicial, Dr. Stefano estendeu um convite para o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC 2024) a ser realizado em Milão, evento que contará com a coorganização da empresa Leonardo Company, associada ao SIMDE.

 

Em sua segunda apresentação, abordou a Technosprings Italia srl, fundada em 1985 por Romano Gualandris, detaque pela sua inovação em design e fabricação de molas, componentes metálicos e atuadores de Ligas com Memória de Forma. A empresa atende diversos setores, desde automotivo e aeroespacial até biomédico, com um foco especial na qualidade de seus produtos. A partir de 2005, a Technosprings investiu no potencial das ligas com memória de forma para desenvolver soluções inovadoras, aplicáveis em áreas como sistemas de proteção contra incêndio e dispositivos médicos, buscando oferecer produtos com alta confiabilidade, reutilização, e redução de manutenção, evidenciando a diversidade e a aplicabilidade tecnológica de suas criações.

 

Também estiveram presentes na reunião plenária Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do SIMDE e Brigadeiro José Vagner Vital coordenador do Comitê Aeroespacial do SIMDE.

 

As apresentações citadas podem ser acessadas clicando aqui.



82 visualizações0 comentário
bottom of page