top of page
Buscar

SIMDE presente em cerimônia de lançamento do submarino Tonelero


Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, Rafael Cervone e Carlos Erane de Aguiar.

Nesta quarta-feira (27/03), o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa marcou presença na cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), em Itaguaí, Rio de Janeiro. O evento foi prestigiado também pela presença de Rafael Cervone, Presidente do CIESP e Vice-Presidente da FIESP. Representando o sindicato, estiveram presentes o Diretor-Presidente, Carlos Erane de Aguiar e o Diretor Carlos Frederico Queiroz de Aguiar.

 

O submarino S-BR3 está em processo de construção como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um ambicioso empreendimento originado do acordo estratégico firmado entre Brasil e França em 2008. O lançamento ao mar e o batismo do Submarino Tonelero marcam o início dos testes para o futuro comissionamento de mais uma unidade da Classe Riachuelo, baseada no projeto Scorpène da empresa francesa Naval Group e construída pela Itaguaí Construções Navais (ICN). O nome Tonelero faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial brasileira na Guerra do Prata (1851-1852), também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas.

 

Em janeiro de 2017, a Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) entregou a primeira seção do S-BR3 (2A). Posteriormente, em outubro de 2020, com 18 metros de comprimento e um peso equivalente a 234 carros populares, a Itaguaí Construções Navais (ICN) deu início à transferência da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) para o Estaleiro de Construção (ESC).

 

Atualmente, dois submarinos desenvolvidos pelo PROSUB já estão em operação: Humaitá e Riachuelo. O programa também inclui a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.




46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page