top of page
Buscar

SIMDE e GICAN assinam acordo durante a LAAD 2023

Atualizado: 12 de abr. de 2023




Nesta terça-feira, 11 de abril, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa - SIMDE e o Le Groupement des Industries de Construction et Activités Navales - GICAN assinaram um Memorando de Entendimento durante a LAAD, feira de defesa e segurança que ocorre no Rio de Janeiro.


O acordo tem como objetivo estabelecer um quadro de cooperação entre as partes, com foco na indústria naval e de defesa. O GICAN e o SIMDE são grupos profissionais que representam o setor da indústria naval e de defesa de seus respectivos países.


As partes concordam em promover a cooperação mutuamente benéfica nas áreas de produção industrial, manutenção, projeto e engenharia nos setores de comércio internacional e política industrial.


O Memorando de Entendimento estabelece que as partes organizarão seminários de alto nível, nos quais os líderes do GICAN e do SIMDE se reunirão regularmente, com o objetivo de monitorar e iniciar a cooperação nas áreas de defesa. O acordo prevê ainda o intercâmbio de informações sobre regulamentos franceses, brasileiros, europeus e internacionais relativos à produção e intercâmbio de equipamentos e know-how de defesa, bem como a promoção da realização de fóruns conjuntos, simpósios científicos, conferências e seminários sobre questões de comércio internacional.


Além disso, as partes se comprometerão a promover o desenvolvimento de uma estrutura comum que permita o aumento da atividade cooperativa e do comércio entre empresas francesas e brasileiras na cadeia de abastecimento da defesa, incluindo as PMEs. Os membros do GICAN e do SIMDE também promoverão o estabelecimento de um diálogo direto, reunindo o potencial econômico das indústrias de defesa francesa e brasileira sobre temas de cooperação.


Pelo GICAN estiveram seu Diretor Executivo, Philippe Missoffe; Joëlle Garriaud-Maylam, Sénat (residente francês fora da França), Secretária da Comissão de Assuntos Externos, Defesa e Forças Armadas, Presidente da AP-NATO; André Vallini, Sénat (Isère), Membro da Comissão de Assuntos Externos, Defesa e Forças Armadas; Catherine Dumas, Sénat (Paris), Membro da Comissão de Assuntos Externos, Defesa e Forças Armadas; Philippe Folliot, Sénat (Tarn), Membro da Comissão de Assuntos Externos, Defesa e Forças Armadas; Nicole Duranton, Sénat (Eure), Membro da Comissão de Assuntos Externos, Defesa e Forças Armadas; Thomas Braud, Sénat, Conselheiro; Frank Giletti, Assemblée nationale (Var), Secretário da Comissão de Defesa Nacional e Forças Armadas; Xavier Batut, Assemblée nationale (Seine-Maritime), Membro da Comissão de Defesa Nacional e Forças Armadas; Caroline Depasse-Nelter, Assemblée nationale, Conselheira.


O SIMDE esteve representado na ocasião por seu Diretor-Presidente e Vice-Presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar, Vice-Presidente de Relações Institucionais, Major-Brigadeiro Nilson Soilet Carminati, e o Vice-Presidente Executivo, José Claudio Manesco.




55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page