SIMDE participa da abertura da 19ª edição do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, na FIESP
- Luca Henrique
- 14 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 13 de agosto, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) sediou a abertura da 19ª edição do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), iniciativa promovida pelo Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG).
Representando o Diretor-Titular do DESEG, Dr. Carlos Erane de Aguiar, o 1º Vice-Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), Christian Callas, conduziu a solenidade de abertura, reforçando o compromisso da entidade e da FIESP com o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) e com o apoio às missões institucionais das Forças Armadas.
Em sua fala, Christian destacou a importância do curso como ferramenta de integração entre civis e militares, lembrando que, desde 2006, quase 20 anos de parceria e mais de mil profissionais já foram formados. Ele ressaltou que a edição deste ano ocorre em um cenário de grande volatilidade geopolítica, o que amplia a relevância de promover o debate estratégico sobre soberania e segurança nacional.
O Vice-Presidente do SIMDE também apresentou os temas prioritários que serão abordados ao longo do programa, incluindo geopolítica, indústria de defesa, estrutura das Forças Armadas, governança, planejamento por capacidades, economia e orçamento de defesa, além de estudos sobre ciclo de vida e catalogação de produtos, políticas de conteúdo local, comércio internacional e segurança cibernética. Foi enfatizado ainda o papel das viagens técnicas, que levarão os participantes a polos estratégicos em São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Rio de Janeiro e Itaguaí.
Ao abordar o desempenho recente da indústria, Christian lembrou que a Base Industrial de Defesa e Segurança é responsável por gerar mais de 70 mil empregos diretos e 350 mil indiretos, com exportações que somaram US$ 1,5 bilhão em 2024. Ressaltou também que, mesmo diante de restrições orçamentárias - com menos de 10% do orçamento total da Defesa destinado a investimentos -, o setor segue produzindo desde itens básicos até tecnologias de ponta, contribuindo diretamente para o desenvolvimento nacional e para a segurança pública, por meio de soluções de uso dual.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, como o General de Exército Francisco Carlos Modesto, o General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, o Brigadeiro Engenheiro Carlos Alberto Rebouças, a Secretária Adjunta da Secretaria de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Larenas, e o Capitão de Mar e Guerra Fortunato Lobo Lameiras, Diretor do CGERD 2025. Também estiveram presentes o Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do SIMDE, e André Roncolato Siano, Diretor do sindicato.
O Curso de Gestão de Recursos de Defesa tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário para compreender os conceitos de Defesa Nacional e os processos de gestão de recursos de defesa nas esferas pública e privada. Através dessa formação, os participantes serão capacitados a lidar com os desafios e demandas relacionados à segurança e à defesa do país, contribuindo para a construção de uma indústria nacional de defesa robusta e estratégica.



Comentários