top of page
Buscar

SIMDE participa do Painel Setorial do INMETRO sobre infraestrutura da qualidade em suporte a BID


Luiz Cristiano Vallim Monteiro, Conselheiro e Diretor do SIMDE

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa participou, nesta terça-feira (25/10), do Painel Setorial promovido pelo Inmetro com o tema “Infraestrutura da Qualidade em Suporte à Base Industrial de Defesa”. O SIMDE foi representado por Luiz Cristiano Vallim Monteiro, Conselheiro e Diretor do Sindicato. O evento promoveu uma ampla discussão sobre como a acreditação, a regulação e as ações de superação de barreiras técnicas podem apoiar a indústria nacional de defesa.


A abertura da reunião foi feita pelo Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Marcos Heleno Guerson, que ressaltou a importância da Base Industrial de Defesa e a missão do Inmetro de entender quais as necessidades do cenário atual, bem como os serviços a serem ofertados como ferramentas para impulsionar a indústria como um todo.


O evento contou com quatro painéis setoriais que abordaram diversos temas sobre a Base Industrial de Defesa. O General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes, Chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, deu início expondo a missão da SEPROD e suas principais atividades na área de tecnologia e indústria da base em suporte a BID.


Na sequência, foi passada a palavra para o Coronel Armando Lemos, Diretor Técnico, Financeiro e Administrativo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, que falou sobre a origem da indústria de defesa e como a importância dela reverbera desde seu início, até os dias atuais.


O SIMDE, representado por seu Conselheiro e Diretor, Luiz Cristiano Vallim Monteiro, apresentou o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e reforçou a questão sobre a importância da transparência e credibilidade dos certificadores de produtos de defesa.


Por fim, Aldoney Freire Costa, Coordenador-Geral de Acreditação do Inmetro, apresentou o objetivo de desenvolvimento sustentável da Instituição junto a ONU, objetivo esse que se baseia no desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano.


Ao final, foi realizado um debate entre convidados e palestrantes.




48 visualizações0 comentário
bottom of page