top of page
Buscar

SIMDE participa do Tomorrow Forces 2023


Entre os dias 26 e 28 de setembro, em Brasília, ocorreu o evento Tomorrow Forces, uma plataforma internacional para inovação, tecnologias e tendências em defesa e segurança, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve presente como parceiro estratégico na ocasião.


Durante a abertura do evento, o Vice-Presidente Executivo do SIMDE, José Cláudio Manesco, destacou a importância do evento Tomorrow Forces como um marco fundamental para as empresas da Base Industrial de Defesa no Brasil, sejam elas nacionais ou estrangeiras. Ele enfatizou o papel crucial dessas empresas na economia e na autonomia nacional, com o SIMDE atuando como parceiro estratégico na ocasião para fortalecer a base científica, tecnológica, industrial, de serviços e logística nacional de defesa e segurança, visando a defesa dos interesses soberanos do Brasil.


O Tomorrow Forces é uma plataforma que busca enriquecer o debate sobre questões críticas na política nacional e global de defesa e segurança, abordando temas como cooperação internacional, aprimoramento de capacidades militares e o futuro da guerra. Esse evento adota uma perspectiva holística e antecipatória das capacidades futuras das forças em diversos domínios, incluindo terra, ar, mar, ciberespaço e espaço sideral, incorporando exposições e demonstrações tecnológicas em sua proposta.


Em um dos painéis do evento, o Coordenador do Núcleo de Inovação do SIMDE, e Diretor da AWARE, Humberto Ribeiro, realizou uma palestra na sessão sobre "Fortalecimento da Base Industrial de Defesa.

Ele enfatizou as particularidades do setor de Defesa, que desempenha um papel crucial na soberania do país, abrangendo domínios terrestre, aéreo, marítimo, cibernético e espacial, com centenas de empresas reunidas no SIMDE. Destacou o engajamento do setor em iniciativas de federações industriais para fortalecer a competitividade das empresas no Brasil, buscando isonomia tributária e regulatória frente à concorrência estrangeira e promovendo inovação e neoindustrialização. Ele também mencionou a possibilidade de o Brasil adotar a margem de preferência em compras governamentais, incentivando empresas locais, e ressaltou a importância da previsibilidade e maior escala nas aquisições públicas, incluindo na segurança pública. Além disso, enfatizou a necessidade de ampliar o estímulo às exportações, incluindo financiamento e garantias.


Ao encerrar o evento, o Tomorrow Forces reafirmou seu compromisso duradouro com a inovação e a progressão, convidando todos os participantes a compartilhar seus comentários e reflexões. Novas iniciativas e experiências digitais em constante evolução estão no horizonte dos próximos eventos, com a garantia de proporcionar chances para que líderes visionários e pioneiros assumam o protagonismo.




47 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page