top of page
Buscar

SIMDE presente em Brazilian Defense Day Embaixadas

Atualizado: 11 de ago. de 2023




Nesta quarta-feira (09/08), o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) marcou presença no "Brazilian Defense Day Embaixadas", um evento promovido pelo Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD/MD).


Na ocasião, o SIMDE esteve representado por Evandro Fileno, fundador e diretor da Desaer, empresa associada ao sindicato, que se pronunciou em nome do Dr. Carlos Erane de Aguiar, Diretor-Presidente do SIMDE. Ele destacou a importância da indústria de defesa na geração de emprego e renda no país, ressaltando que o setor é responsável por cerca de 4% do PIB e gera aproximadamente 2,9 milhões de empregos. Estiveram presentes às empresas associadas ao SIMDE Kev Energia Distribuída Integrada, Desaer, H8 Group, AC Soluções, EXIMBRASIL, Fundação Ezute, IVARE, OMNISYS, e a DFA.


O encontro, realizado no Clube da Aeronáutica de Brasília, reuniu representantes diplomáticos de nações amigas e empresas da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil, com o objetivo de estreitar laços e impulsionar oportunidades de comercialização de produtos, serviços e sistemas de defesa no cenário internacional.


Com a presença de aproximadamente 50 países, incluindo Áustria, Chile, Índia, Moçambique, Nigéria, Omã, República Tcheca e Zimbábue, o evento proporcionou apresentações de 48 empresas brasileiras da BID, em um formato de "Pitch Competition", onde os negócios foram exibidos e defendidos perante investidores. Além do SIMDE, o Parque Tecnológico de São José dos Campos também esteve presente, consolidando a representatividade da indústria nacional no encontro.


Pavla Havrlíková, embaixadora da República Tcheca no Brasil, destacou a importância do evento para o desenvolvimento de colaborações na área de defesa e segurança entre os países, com especial foco na indústria aeroespacial. "Esse evento é muito importante para conhecer melhor a estrutura brasileira, para conhecer as Forças Armadas Brasileiras e saber mais das empresas ativas, que estão no mercado, na parte de indústria aeroespacial", reforçou a embaixadora.


O Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, enfatizou que a iniciativa do "Brazilian Defense Day Embaixadas" está perfeitamente alinhada com as atribuições governamentais da SEPROD. Ele destacou a importância de apresentar a indústria de defesa e aeronáutica do Brasil ao corpo diplomático das nações amigas, contribuindo para a internacionalização das empresas nacionais e gerando novas oportunidades de negócios para a BID brasileira, com o potencial de impulsionar avanços econômicos e sociais no país.


Fotos: Moisés Machado




89 visualizações0 comentário
bottom of page