top of page
Buscar

SIMDE Visita Comandante da Aeronáutica



No final de fevereiro (27/02), o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu a visita do Sindicato Nacional da Indústria de Materiais de Defesa - SIMDE, representado pelo Coordenador do Comitê Aeroespacial Marechal Casimiro Montenegro Filho, Brigadeiro veterano José Vagner Vital.


Na visita, o SIMDE apresentou a visão atual das Indústrias de Defesa a respeito das atividades comerciais espaciais no mercado global (global space business) e os aspectos positivos relacionados às atividades de Defesa.


O Comitê Aeroespacial Marechal Casemiro Montenegro Filho do SIMDE, que trata dos assuntos relacionados às atividades aéreas e espaciais desse Sindicato, parabenizou a Força Aérea pelo protagonismo na ativação das operações do Centro Espacial de Alcântara abertas para a indústria privada. Neste contexto, SIMDE enfatizou a importância da conclusão do processo de criação da empresa ALADA, que é vista como um importante instrumento facilitador para dinamizar o uso das infraestruturas do Centro Espacial de Alcântara (CEA) pelas empresas comerciais, o que é necessário para incluir o Brasil no seleto grupo de países que integram a Cadeia Global da Indústria Espacial.


No encontro, o SIMDE também relatou ao Comandante as atividades institucionais que vem carreando em prol do tema espacial junto aos políticos brasileiros sobre a necessidade de aumento de prioridade política para a área espacial com a criação de órgãos e iniciativas que tornem o consumo dos serviços espaciais mais regulares e melhor dimensionados para atender à crescente demanda real da sociedade brasileira. Essa tomada de consciência pelos líderes da nossa nação é necessária para assegurar um melhor ambiente para o Brasil colher os grandes benefícios sociais e econômicos advindos do desenvolvimento de atividades comerciais no Centro Espacial de Alcântara (CEA).


A conscientização política em alto nível sobre os benefícios da prestação de serviços espaciais, a exemplo do que já ocorre em países como a Índia desde 1972, é essencial para que a potencialização da atuação da Indústria de Defesa no espaço exterior seja utilizada como instrumento para suprir as necessidades prementes do povo, de maneira mais eficaz e eficiente, em prol do bem-estar da sociedade brasileira.


O Comandante agradeceu a visita e o apoio recebido pelo SIMDE e declarou ser de suma importância o papel desempenhado pela Indústria de Defesa no atendimento das necessidades brasileiras de serviços e produtos espaciais, peça fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil no século XXI.

18 visualizações0 comentário
bottom of page