Buscar

Diretor-Presidente do SIMDE participa de abertura da SC Expo Defense


Assinatura do acordo de cooperação entre o Cluster Naval do RJ e a FIESC (Foto: Filipe Scotti)
Assinatura do acordo de cooperação entre o Cluster Naval do RJ e a FIESC (Foto: Filipe Scotti)

Na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, foi realizada em Florianópolis, Santa Catarina, a abertura da segunda edição da SC Expo Defense, com a participação de autoridades como o Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, o Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar e o Presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), César Olsen.

A principal pauta abordada durante o discurso das autoridades presentes foi a importância da Base Industrial de Defesa para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de suas contribuições para a geração de emprego, renda, e para a sociedade como um todo. O Ministro da Defesa disse ainda que o Ministério está atualizando e formulando políticas para fomentar o segmento: “Foram criados recentemente mais seis instrumentos de estímulo. Precisamos desenvolvê-los de forma adequada para que nossa indústria possa prosperar e concorrer em condições igualitárias no mercado internacional”.

Paulo Alvim, Ministro do MCTI, destacou o quão benéfica é a BID para toda a sociedade: “Isso precisa de muito conhecimento científico e tecnológico e precisa ser percebido porque transborda não apenas para o ambiente da defesa, mas para toda a sociedade. Não investir em tecnologias de defesa e segurança pode, no futuro, limitar o acesso a conhecimentos fundamentais para a soberania tecnológica da nação”.

Durante a cerimônia foi realizada a assinatura do acordo de cooperação entre a FIESC e o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, para que haja o compartilhamento de conhecimento entre as instituições. O acordo foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do Cluster Naval e Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar, pelo Diretor-Presidente da Emgepron, Almirante Edésio Teixeira Lima Júnior, pelo Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar e pelo Presidente do Comdefesa da FIESC, César Olsen.

A SC Expo Defense é uma feira de tecnologia e produtos de defesa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) através do Comitê da Indústria de Defesa em parceria com a Base Aérea de Florianópolis. A feira acontece nos dias 19 e 20 de maio de 2022 e conta com o apoio institucional do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa.

Fonte: https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/industria-de-defesa-e-essencial-para-fornecer-independencia-tecnologica-ao-pais

2 visualizações0 comentário