top of page
Buscar

FIESP e ESG abrem a 16ª edição do CGERD



Nesta quarta-feira, 31 de agosto, foi realizada a abertura do 16º Curso de Gestão de Recursos de Defesa – CGERD, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. O curso é uma parceria entre o COMDEFESA e o DESEG da FIESP e a Escola Superior de Guerra.

A abertura dos trabalhos foi iniciada pelo Diretor-Titular do DESEG e Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar que discorreu sobre a importância do curso ao aproximar civis e militares “para que juntos possam desenvolver propostas para que a nação brasileira tenha a Defesa que merece.” O Diretor expressou ainda a alegria de trazer o curso novamente para sua modalidade presencial, destacando a importância da interação humana. Agradeceu também a confiança depositada pelo Presidente da FIESP, Josué Gomes, no DESEG e pela autonomia que tem atribuído na condução do departamento.

Após sua fala, Carlos Erane passou a palavra para o General de Divisão Duizit Brito, recém nomeado Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa. O General agradeceu a acolhida na casa da indústria, destacando a FIESP como uma referência na história industrial do Brasil. Falou ainda sobre a recente aprovação da PNBID e o papel importante que o decreto apresenta da desburocratização de processos para a Base Industrial de Defesa, além de pedir a atenção e o apoio de todos no Projeto de Lei 244, que visa trazer vantagem competitiva para a indústria brasileira como um todo.

Duizit discorreu também sobre os próximos passos na promoção comercial do Brasil pelo mundo, apontando como próximo destino os países da Ásia, após a jornada pelo Oriente Médio. O Secretário destacou a importância da autonomia tecnológica para o país, como um fator chave para alcançar a soberania nacional, trazer empregos, renda e tecnologia.

O Presidente da FIESP, Josué Gomes, participou da abertura a convite do Dr. Carlos Erane. Em seu discurso, Josué apontou a educação como a base para o futuro do Brasil, principalmente apoiada por uma instituição como a ESG, além de agradecer a confiança nessa parceria entre a FIESP e a Escola Superior de Guerra.

A abertura oficial do curso foi realizada pelo Comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Katibe, que declarou: “Esta parceria capacita pessoas em áreas de significativa importância para a soberania nacional.” Após seu discurso, o Comandante declarou oficialmente aberto o 16º Curso de Gestão de Recursos de Defesa.

O evento contou também com a presença do Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima, o Coordenador Executivo de Conselhos e Departamentos da FIESP, General de Divisão Adalmir Domingos, o Diretor Titular Adjunto do DESEG, Dagmar Oswaldo Cupaiolo, o Diretor Executivo de Projetos da FIESP, Tenente-Brigadeiro do Ar Azevedo e o Gerente Executivo de Gestão da FIESP, Coronel Demeterco.

101 visualizações0 comentário
bottom of page