top of page
Buscar

SIMDE E DESEG REALIZAM PLENÁRIA COM FOCO NAS EXPORTAÇÕES



O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e o Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (COMDEFESA) realizaram, nesta segunda-feira (1º de março), a primeira Reunião Plenária Conjunta do ano de 2021 que contou com a participação do Ministro Marcelo Paz Saraiva Câmara, Diretor de Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Welber Barral, Estrategista em Comércio Exterior, Sócio do Barral Parente Pinheiro Advogados e Diretor do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG).

O Diretor-Presidente do SIMDE, Dr. Carlos Erane de Aguiar, também Diretor-Titular do DESEG e Vice-Presidente da Firjan, abriu a reunião destacando que a BID sobrevive de vendas para o mercado internacional, que são feitas para órgãos governamentais de outros países e passa por uma rigorosa análise política. Falou sobre a importância da Base Industrial de Defesa para demonstrar a força e a influência internacional do Brasil, além dos benefícios internos como contribuição no PIB e na geração de empregos.

O Diretor de Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Câmara, fez uma palestra sobre posicionamento e perspectivas do Brasil em matéria de Produtos de Defesa, além de suas competências gerais. Apresentou a estrutura do Itamaraty quanto ao setor de Defesa e as principais realização do Ministério nos últimos anos. Finalizou sua participação assinalando que existe um profundo desejo de continuar trabalhando para fortalecer a Base Industrial de Defesa e sua imagem no exterior.

Em sua exposição, Welber Barral abordou o financiamento no Comércio Exterior da Indústria de Defesa e realçou que existe uma incompreensão do mercado financeiro quanto à dinâmica do setor, além de um enorme preconceito quanto à atuação de certas entidades financeiras por “risco reputacional” e muitas outras dificuldades impostas. Porém, acentuou que o setor de Defesa traz oportunidades para o mercado financeiro, algo a ser considerado.

No encerramento da Reunião, o Coronel Rogério Gomes da Costa, CEO da Prospectare Brasil, fez uma explanação sobre a 10ª CSTM (Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar) a ser realizada no mês de junho de 2021 em Brasília – com apoio institucional do SIMDE

61 visualizações0 comentário
bottom of page