top of page
Buscar

SIMDE participa de reunião do CONDEFESA da CNI



Nesta quarta-feira (31/05), ocorreu a Reunião Extraordinária do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança (CONDEFESA). O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa foi representado por seu Vice-Presidente Executivo, José Claudio Manesco, e pelo Vice-Presidente de Relações Institucionais, Major-Brigadeiro Nilson Soilet Carminati.


A abertura da reunião foi realizada por Glauco José Côrte, Vice-Presidente da CNI e Presidente do CONDEFESA, e Antonio Silva, Vice-Presidente da CNI, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e Vice-Presidente do CONDEFESA.


Durante a reunião foi apresentada por Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Agenda APEX para o desenvolvimento da BID, assim como o Plano de Retomada da Indústria – Missão de Defesa e Segurança Nacional, apresentado por Lytha Spindola, diretora de desenvolvimento industrial e economia da CNI.


O Vice-Presidente Executivo do SIMDE, José Claudio Manesco, usou de suas palavras para elogiar as apresentações e reforçou os tópicos que haviam sido discutidos pelo Diretor-Presidente do sindicato, Carlos Erane de Aguiar com o Ministro da Defesa José Múcio, sendo eles:


  • Isonomia regulatória;


  • Isonomia tributária;


  • Necessidade de geração de empregos, tecnologia e divisas localmente;


  • Apoio a exportação baseado em missões governamentais, instrumentos de garantias financeiras (bonds) e financiamento à exportação;


  • Inclusão de capítulo específico de compras governamentais na reforma tributária, em vista da mecânica perversa de tributação entre os entes;


  • Financiamento à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de defesa que apresentam spin offs duais e aumentam o valor agregado das exportações;


  • Ênfase em missões de paz para disseminar a doutrina brasileira, que foi um sucesso comprovado por 13 anos no Haiti e em diversas outras localidades.


A reunião também contou com a presença de representantes de diversas empresas e entidades ligadas ao setor de defesa e segurança, que debateram os principais desafios e oportunidades para a indústria nacional.


Acesso ao documento na íntegra do Plano de Retomada da Indústria, clicando aqui ou pelo QR-Code abaixo.





30 visualizações0 comentário
bottom of page